No Pará, portadores de hidrocefalia amargam falta de leito para cirurgia

12/02/2013 às 0:57 | Publicado em sindmepa | Deixe um comentário
Tags: , , , , , , , , , , , ,

Crianças portadoras de hidrocefalia (doença que se caracteriza pelo aumento do líquido conhecido como líquor no interior da cabeça) atendidas pelo sistema público de saúde, convivem com um drama a mais no Pará: a falta de leitos nos hospitais referenciados para cirurgia. Para discutir o problema, o diretor do Sindmepa, Wilson Machado, participou de uma reunião com a chefe da coordenação estadual de saúde da criança, Ana Cristina Alvarez Guzo.

A coordenadora destacou que um dos problemas que emperra o atendimento e a realização de cirurgias em crianças com hidrocefalia na Santa Casa de Misericórdia, um dos hospitais referenciados para a especialidade, é o fato do hospital não ser credenciado junto ao Ministério da Saúde para atender este tipo de paciente.

Outro problema é a falta de eficácia da regulação, o sistema de distribuição de leitos na rede hospitalar. “A regulação não funciona, ficando cada hospital livre para fazer sua própria agenda. Então, cada um dá prioridade para os seus próprios pacientes”, explicou Ana Cristina Guzo.

A falta de uma equipe exclusiva para atendimento dos pacientes com hidrocefalia, como anestesista, já que a casa só dispõe de três profissionais nessa especialidade, e a falta de equipamentos adequados também contribui para agravar o problema dos portadores de hidrocefalia.

Só na Santa Casa de Misericórdia, mais de 80 pacientes estão na lista de espera para fazer a cirurgia. O alerta para o drama das crianças a espera de leito para cirurgia foi dado pelo auxiliar administrativo André Maciel, que denunciou ao Sindmepa estar há quatro anos na fila de espera para a realização de uma cirurgia no filho de 4 anos que nasceu com o problema.

Fonte: SINDMEPA                                        

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: