CNS inicia planejamento para a gestão 2013-2015

03/02/2013 às 18:31 | Publicado em Movimento médico, Waldir Cardoso | Deixe um comentário
Tags: , , , , , , , ,

CNS 2Nos dias 30 e 31/01 foi realizada a 241ª reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS), primeira da atual gestão e a minha primeira reunião após a posse como conselheiro titular. Junto comigo estava o colega Cristiano Matta Machado, da FENAM, que  neste primeiro ano será o primeiro suplente. Atuamos de forma articulada nesta reunião e o faremos em todas as plenárias. 

O primeiro dia da reunião contou com a participação de Eliane Cruz, ex-Secretária Executiva do conselho, que apresentou um pouco da história do CNS aos novos conselheiros. A presidente apresentou suas ideias para a gestão 2013-2015, além de ter sido feito um balanço político e terem sido ouvidas as expectativas para a nova gestão de cada membro do Conselho.

O segundo dia contou com a participação do professor da UNICAMP, Dr. Gastão Wagner, que falou da situação do SUS, propôs medidas a serem adotadas na área da saúde, além de traçar paralelos e fazer uma breve compilação histórica sobre os sistemas de saúde no Brasil, Europa e Estados Unidos. Gastão propôs Carreiras por área de atuação como Atenção Básica e a aprovação de Lei nacional para que todos os cargos de direção de serviços de saúde sejam preenchidos por servidores de carreira. CNS 3

As mesas da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos- CIRH- e da Comissão de Orçamento e Financiamento – COFIN fizeram uma breve apresentação de seus objetivos, próximas atividades e pauta de deliberações para o ano de 2013. Nos informes apresentados, o destaque é para o programa Saúde + 10, que continua arrecadando assinaturas para aumentar o financiamento da saúde no país, e para a 5ª Conferência de Saúde Indígena, que acontecerá no segundo semestre de 2013, em três etapas: Municipal, Estadual e Nacional.

CNS 1Em entrevista para o site do CNS apontei como expectativa pessoal que a instituição se torne uma referência para o controle social no Brasil com o intuito de contribuir para a efetiva implementação do SUS. Afirmei que a primeira reunião foi realmente marcada pela democracia. “Todos tiveram a oportunidade de se apresentar e de falar, o que me leva a ter uma expectativa positiva no sentido de que possamos ter um clima de entendimento, pactuacão e consenso necessários à consecução dos objetivos estratégico do conselho”, conclui. Propus três prioridades estratégicas para a gestão do CNS: 1) Universalizar a Atenção Básica com integralidade; 2) Mais financiamento definindo prioridades; 3) Carreira para atenção básica.

Também foi aprovada uma Moção contra a prática da internação compulsória que vem sendo praticada no estado de São Paulo. Ver AQUI.

A reunião fez parte do início do Planejamento Estratégico para os três anos da gestão. Na reunião ordinária de fevereiro irão participar todos os titulares e suplentes e ainda representantes dos Conselhos Estaduais de Saúde.

Elaborei um relatório completo da reunião. Confira aqui.

Fonte: CNS                                  

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: