CIRH recebe visita da presidente do CNS

29/01/2013 às 21:03 | Publicado em Movimento médico, Saúde, Waldir Cardoso | Deixe um comentário
Tags: , , , , , ,

BethParticipei hoje da reunião da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos (CIRH) representando a FENAM. Fizemos um balanço das atividades da Comissão desde sua reativação em 2003 e o significado político e estratégico do trabalho na defesa de formação de qualidade para médicos, cirurgiões-dentistas e psicólogos. Lamentavelmente, a abertura de cursos das demais 11 profissões não são submetidos ao crivo do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O resultado disto é, por exemplo, que temos mais de 1.000 faculdades de enfermagem no Brasil. Balanço da secretaria da CIRH dá conta que 757 processos foram analisados nos últimos 9 anos.

Recebemos a visita da presidente do CNS, Socorro de Souza, que veio para “ouvir a Comissão nas suas expectativas para a gestão”. Aproveitou para falar das prioridades que está colocando em discussão para os seus 3 anos de gestão a frente do CNS. Insistiu que deseja fazer uma gestão em que todos os conselheiros sejam protagonistas e repele a centralização. Afirma que percebe ser necessário repensar a dinâmica de funcionamento do CNS para torna-lo mais ágil e que possa responder as demandas da sociedade. Ponto central em sua fala é a necessidade imperiosa de levar o CNS para a sociedade ampliando canais de comunicação e abrindo o Conselho Nacional de Saúde para a cidadania. O objetivo é colocar o CNS como referência na luta por um SUS efetivo e de qualidade. Ampliar e aprofundar o relacionamento com os Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde é outra estratégia que pretende apresentar para discussão no Planejamento de atividades do CES que já começa na reunião do pleno amanhã e quinta. A presença da presidente foi interpretada como um primeiro diferencial na gestão da primeira usuária que preside a instituição. Todos os integrantes da CIRH presentes manifestaram sua satisfação e desejo de colaborar para o sucesso do mandato que se inicia.

Fechamos a reunião definindo o calendário de reunião da Comissão para o ano de 2013 e a pauta de discussão e deliberação para a reunião de fevereiro. Vamos analisar e deliberar sobre 16 pareceres de cursos das três categorias profissionais e realizar o planejamento de atividades para o ano em curso.

Aproveito para registrar o aniversário, hoje, da Professora Universitária e Enfermeira Elisabeth Teixeira, integrante da CIRH onde representa a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). Paraense, professora da UEPa, autora de consagrado livro sobre metodologia científica (meu livro de cabeceira no assunto), a mestra recebeu os  parabéns e cumprimentos de todos. Registramos o momento e ilustro esta matéria com a foto. Parabéns Beth!

                                                                                   

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: