O SÍMBOLO DA MEDICINA: TRADIÇÃO E HERESIA

19/12/2010 às 0:05 | Publicado em Cultura | 4 Comentários
Tags: , , , , , , , , ,

Clóvis Constantino, Conselheiro do CREMESP publicou no Jornal do CREMESP, edição 276, de novembro de 2010 artigo intitulado “Símbolo da medicina: hora de parar a confusão”. O artigo me instigou e eu fui pesquisar no “São Google”. Encontrei este interessante artigo do Dr. Joffre M. de Rezende, Prof. Emérito da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, sob o título “O SÍMBOLO DA MEDICINA: TRADIÇÃO E HERESIA“. Divido o interessante e esclarecedor artigo com vocês:

 

Símbolo de Asclépio

O valor de um símbolo não está em seu desenho, mas no que ele representa. Dois símbolos têm sido usados ultimamente em conexão com a medicina: o símbolo de Asclépio, representado por um bastão tosco com uma serpente em volta e o símbolo de Hermes, chamado caduceu, que consiste em um bastão mais bem trabalhado, com duas serpentes dispostas em espirais ascendentes, simétricas e opostas, e com duas asas na sua extremidade superior.

“Ambos os símbolos têm sua origem na mitologia grega; o de Asclépio, deus da medicina, é o símbolo da tradição médica; o de Hermes, deus do comércio, dos viajantes e das estradas, foi introduzido tardiamente na simbologia médica .

Na mitologia grega, Asclépio é filho de Apolo e da ninfa Coronis. Foi criado pelo centauro Quiron, que lhe ensinou o uso de plantas medicinais. Tornou-se um médico famoso e, segundo a lenda, além de curar os doentes que o procuravam, passou a ressuscitar os que ele já encontrava mortos, ultrapassando os limites da medicina. Foi por isso fulminado com um raio por Zeus. Após a sua morte, foi cultuado como deus da medicina, tanto na Grécia, como no Império Romano [1,2]
Em várias esculturas procedentes de templos de Asclépio greco-romanos, o deus da medicina é sempre representado segurando um bastão com uma serpente em volta, o qual se tornou o símbolo da medicina. [3-7]
Não há unanimidade de opiniões entre os historiadores da medicina sobre o simbolismo do bastão e da serpente. As seguintes interpretações têm sido admitidas:

Em relação ao bastão:
*árvore da vida, com o seu ciclo de morte e renascimento;
*símbolo do poder, como o cetro dos reis e o báculo dos bispos;
*símbolo da magia, como a vara de Moisés:
*apoio para as caminhadas, como o cajado dos pastores.

Em relação à serpente :
*símbolo do bem e do mal, portanto da saúde e da doença;
*símbolo da astúcia e da sagacidade;
*símbolo do poder de rejuvenescimento, pela troca periódica da pele;
*ser ctônico, elo entre o mundo visível e invisível.
As serpentes não venenosas (Elaphe longissima) eram preservadas nos lares e nos templos da Grécia, não só por seu significado místico como pelo seu fim utilitário, já que devoravam os ratos.

Símbolo de HermesHermes, na mitologia grega, é considerado um deus desonesto e trapaceiro, astuto e mentiroso, deidade do lucro e protetor dos ladrões. [8-12] Seu primeiro ato, logo após o seu nascimento, foi roubar parte do gado de seu irmão Apolo, negando a autoria do furto. Foi preciso a intervenção de Zeus, que o obrigou a confessar o roubo. Para se reconciliar com Apolo, Hermes presenteou-o com a lira, que havia inventado, esticando sobre o casco de uma tartaruga, cordas fabricadas com tripas de boi. Inventou a seguir a flauta que também deu de presente a Apolo. Apolo, em retribuição, deu-lhe o caduceu.
Caduceus, em latim, é a tradução do grego kherykeion, bastão dos arautos, que servia de salvo-conduto, conferindo imunidade ao seu portador quando em missão de paz. O primitivo caduceu não tinha asas na extremidade superior, as quais foram acrescentadas posteriormente.

Hermes tinha a capacidade de deslocar-se com a velocidade do pensamento e por isso tornou-se o mensageiro dos deuses do Olimpoe o deus dos viajantes e das estradas. Como o comércio na antigüidade era do tipo ambulante e se fazia especialmente através dos viajantes, Hermes foi consagrado como o deus do comércio. Outra tarefa a ele atribuída foi a de transportar os mortos à sua morada subterrânea (Hades). CONTINUA.

Símbolo de Asclépio

Anúncios

4 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Acho q cada colega tem o simbolo que melhor o representa…

    • Posso entender com isto que qualquer destes dois simbolos que quiser usar não estarei equivocado…???? pois todos os dois simbolizam a medicina…???

      • Não, o símbolo da medicina é o cajado e uma cobra. A matéria deixa isso muito claro.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: