Presidente da FENAM faz balanço da Assembleia da Confemel na Costa Rica

23/11/2010 às 18:04 | Publicado em Movimento médico | Deixe um comentário
Tags: , , , , , , , ,

O Presidente da FENAM, Cid Carvalhaes, ao retornar de San Jose da Costa Rica, onde participou da XIII Assembleia Geral da Confederação Médica Latinoamericana e do Caribe (Confemel), declarou que “para a FENAM, é de fundamental importância participar de fóruns, tanto em nível nacional como internacional, que envolvem o interesse da saúde nos seus diferentes âmbitos”. Carvalhaes acrescentou que “a Confemel é uma instituição de natureza política, através da qual cada país mostra a sua experiência, vivências e problemas, para que sejam discutidos e se possa avançar no sentido de se aprender para refletir sobre eventuais faltas e encontrar soluções em conjunto”.

No seu entendimento, foi muito importante a discussão sobre a formação do médico na América Latina durante o evento, o que tornou possível compreender que, guardadas as peculiaridades de cada país, os médicos estão sendo formados com qualificação e orientação inferiores no continente, de um modo geral.

Cid Carvalhaes também avaliou que as condições do trabalho médico estão cada vez mais difíceis quanto à capacitação técnica. Além disso, segundo ele, remuneração médica está, de modo geral, cada vez mais aviltada.

Acompanhando o presidente Cid Carvalhaes, esteve presente o segundo vice-presidente da FENAM, Eduardo Santana, que fez um balanço geral focalizando o grau de positividade que permeou o encontro. “A avaliação foi positiva. Foram dois objetivos: a assembleia se propôs a discutir as condições de trabalhos médicos da América Latina e o processo de formação dos médicos da América Latina. Acredito que nós tenhamos atingido esses intentos, uma vez que os dois espaços foram muito bem ocupados, cheios de informações vindas da grande maioria dos países presentes, e isso foi de suma importância”, acentuou Eduardo Santana.

Durante o encontro, houve também avanço no processo eleitoral da entidade e foi possível reconfigurar a relação política da Confemel com a Associação Médica Mundial, conforme informou Eduardo Santana. “Essa parte foi concluída com a eleição da nova diretoria da Confemel, que agora passa a ser comandada pela Venezuela, com a presidência a cargo do Dr. Douglas Leon, cabendo ao Brasil ocupar três cargos, que são a segunda vice-presidência da Confemel, a primeira vogal da diretoria e a presidência do conselho fiscal”, explicou.

Segundo ele, em relação ao Brasil, todas as entidades estiveram presentes, e como a próxima assembleia da AMM será em 2011 na América Latina, mais especificamente na América do Sul, em Montevidéo, Uruguai, nela também haverá a oportunidade de discussão da pauta específica, e ainda terá um fato importante, que será a posse do novo presidente da Associação Médica Mundial, o brasileiro José Luiz Gomes do Amaral.

No documento final, elaborado durante o encontro, foi possível gerar, com algumas recomendações de cada grupo, o que qualifica a representatividade das entidades de cada nação participante, que voltaram aos seus países de origem com a missão de implementar, junto à sociedade, junto à própria categoria e junto aos seus governos, os itens inclusos no documento. Leia a declaração AQUI.

Fonte: FENAM

 

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: