Nova recomendação para avaliação de risco cardiovascular em adultos assintomáticos

20/11/2010 às 0:05 | Publicado em Saúde | 2 Comentários
Tags: , , , , , , , , , , , ,

Foi apresentado no congresso da American Heart Association 2010 a nova recomendação para avaliação de risco cardiovascular em adultos assintomáticos. Os pontos mais importantes desta diretriz:

  1. Esta diretriz descreve uma gama de abordagens gerais aceitáveis para diagnóstico, manejo e prevenção de condições e doenças específicas, com o objetivo de ajudar os clínicos a tomarem decisões.
  2. Para que um novo marcador de risco seja considerado útil para a predição de risco é necessário que ele tenha sido estatisticamente associado, de forma independente, com o risco, melhorando a estratificação dos marcadores de risco de baixo custo já disponíveis. O marcador de risco deve ter sua utilidade comprovada por estudos que observaram um grande número de eventos, com avaliações rigorosas, que incluem a calibração, capacidade discriminatória e de reclassificação do modelo preditivo.
  3. Os escores de risco globais (por exemplo Framingham ou Reynold) e a história familiar de doença aterotrombótica devem ser avaliados em todos os adultos assintomáticos.
  4. A dosagem da proteína C-reativa (PCR), na ausência de distúrbios inflamatórios, pode ser útil em pacientes com LDL <130 e idade avançada (homens acima de 50 anos e mulheres acima de 60 anos) para decidir sobre o início de terapia hipolipemiante, assim como naqueles de risco intermediário para melhor estratificação de risco. A dosagem de fosfolipase A2 pode ser útil em pessoas com risco intermediário.
  5. A medida da hemoglobina glicosilada pode ser utilizada em adultos assintomáticos sem diabetes. A pesquisa de microalbuminúria é razoável para avaliação de risco cardiovascular em adultos com risco intermediário, hipertensos ou diabéticos.
  6. O ecocardiograma pode ser considerado para a avaliação de hipertrofia ventricular em adultos hipertensos assintomáticos. O eletrocardiograma de repouso pode ser recomendado em adultos com hipertensão ou diabetes, e o eletrocardiograma de esforço pode ser considerado em adultos assintomáticos, particularmente em pessoas sedentárias que planejam iniciar programa de atividade física.
  7. Avaliação do escore de cálcio coronariano e da espessura intima-média carotídea podem ser úteis em adultos com risco intermediário (10-20%). O escore de cálcio pode ser útil também em homens e mulheres diabéticos, com mais de 40 anos e com risco baixo a intermediário (6-10%).
  8. Imagem de perfusão miocárdica no estresse pode ser considerada para avaliação do risco cardiovascular em adultos assintomáticos com diabéticos com forte história familiar de doença arterial coronariana e quando outros testes sugerirem alto risco, como um escore de cálcio igual ou maior que 400.
  9. Não há evidência de benefícios nas seguintes práticas: medida de lipoproteínas, apolipoproteínas, tamanho e densidade de partículas, testes genéticos, escore de cálcio para pacientes de risco muito baixo, angiotomografia de coronárias ou imagem de ressonância magnética da placa para avaliação de risco, ou ecocardiografia com estresse ou cintilografia miocárdica com estresse em adultos assintomático com risco baixo a intermediário.
  10. Cada uma das recomendações é fortemente baseada em evidências e em opiniões de especialistas, portanto sempre existem discordâncias. A diretriz de 2010 para avaliação de risco cardiovascular deve agradar a maioria dos cardiologistas e clínicos.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia

Anúncios

2 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. muito obrigado tirei algumas duvidas,sou assitomàtico e gostaria de saber como mim cuidar para ver meu filho crecer tenho 27 anos asveses me estreso e fico anssioso e ai sinto uma forte preçao no lado esquerdo que me emcomoda um pouco se alguem puder me ajudar agradeso e que deus o abençoe, isac alves de lisboa.

  2. boa noite meu nome e valdirene Bourado vieira ao 26 anos uma avaliaçao cardiacos veio o resultado assintomatico hoje tenho 36anos tomar medicamentos controlado ao longo tempo 27 08 2012


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: