AMB avalia avalia nova resolução do CFM sobre órteses e próteses

11/11/2010 às 0:05 | Publicado em Movimento médico, Saúde | Deixe um comentário
Tags: , , , , , , , , , , ,

Um dos itens da pauta da reunião da Câmara Técnica de Implantes desta sexta-feira, dia 5 de novembro, foi a discussão sobre a Resolução CFM nº 1956/10, que disciplina a prescrição de materiais implantáveis, órteses e próteses e determina arbitragem de especialista quando houver conflito.

O documento foi lido e, em vista de diferentes opiniões sobre alguns pontos, foi encaminhado que cada Sociedade de Especialidade se manifeste por escrito indicando quais itens do documento poderiam afetar a prática médica. As Sociedades terão até dia 10 de dezembro para fazer o encaminhamento à AMB.

A seguir, foi relatado o que foi tratado durante reunião realizada em 27 de outubro com representantes do Ministério da Saúde.

O principal destaque é que, devido ao momento político de transição de governo, o trabalho conjunto entre a CTI e o departamento de média e alta complexidade do SUS não pode ser definido. Além disso, as representantes do Ministério pediram à Câmara Técnica que faça a descrição técnica (tipos, tamanho, circunstâncias de utilização, materiais utilizados para fabricação) de todas as órteses e próteses já listadas.

O último ponto tratado na reunião da CTI foi a apresentação feita por Wilson Pereira e José Carlos Pachon, ambos de Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, sobre os benefícios da associação de desfibrilador e resincronizador cardíaco.

Eles defenderam por meio de estudos científicos que o uso de um aparelho com as duas funções reverte consideravelmente os casos de possível morte súbita. Sendo assim, comunicaram que pretendem pedir à ANS a inclusão no rol de procedimentos.

A próxima reunião da Câmara Técnica de Implantes será no dia 10 de dezembro, quando serão definidas as metas do grupo para 2011.

Fonte: AMB

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: