Agentes Comunitários de Macapá paralizam atividades

10/11/2010 às 16:32 | Publicado em Cidadania | 4 Comentários
Tags: , , , ,

Na manhã de ontem, o Sindicato dos Profissionais do Programa de Agentes Comunitários de Saúde do Programa Saúde da Família – PACS PSF (Sindppea) paralisou as atividades em protesto contra os acordos não firmados pela Prefeitura Municipal de Macapá (PMM).

Segundo o presidente do Sindppea, Paulo Martins, PMM e a classe já tinham um acordo firmado há pelo menos seis meses, ocasião que foram confirmadas aos profissionais, a possibilidade de rever salubridade, vale transporte, reajuste salarial e outros benefícios.

Paulo informa que os acordos foram discutidos com o prefeito Roberto Góes na época das campanhas municipais, e que o mesmo se comprometeria atender as reivindicações da classe. Pensamos parar as atividades no dia 8 de novembro, mas acreditamos que o prefeito se sensibilize com a classe até lá, ainda tem tempo para conversamos e sabemos que nesse período eleitoral é complicado, mas estaremos esperando uma posição do município , explicou.

Os atrasos salariais também é um dos fatores de insatisfação da classe. Os atrasos iniciaram no mês de junho, e a classe reforça que o pagamento deve ser antecipado até o dia 5 de cada mês. De acordo com o sindicalista, não há motivos para os atrasos, uma vez que o recurso é proveniente do Ministério da Saúde. Não tem como atrasar o nosso salário, é verba federal e sempre está em caixa. Tem gente que ainda não recebeu o seu salário por conta de atrasos , disse Martins.

Segundo informações, os Agentes Comunitários de Saúde estão com salários comprometidos, e com descontos desnecessários, que chegam à ordem de R$ 280. Os profissionais reclamam que os vale transportes foram cortados em 50%. Estamos aberto a diálogo com o prefeito, estaremos dispostos a debater o que é melhor para a classe, porque desse jeito não dá para trabalhar , concluiu Paulo Martins. (Franck Figueira)

Fonte: Jornal O DIA

Anúncios

4 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Como sempre, mais do mesmo em todos os lugares….Waldir, o que esses prefeitos fazem com a verba do SUS, como se diz ,”nao esta no gibi”. TODOS.
    Esse dai deve estar atrasando um pouco a cada mes para ganhar um mes depois de seis meses.
    Eles gastam o dinheiro com suas prioridades, que, obvio, nao incluem a saude, e depois vao pagando a nos, tambem, aos poucos, com outros recursos que vao “pingando” …No interior isso e bem mais evidente, mas acontece em todos os lugares, inclusive capitais, vide o “DUDU”.
    O SUS teria um aporte de recursos de pelo menos uns 30% se cortasse a corrupcao e mais uns 20% se profissionalizasse a administracao.
    Cabos eleitorais, familiares de prefeitos, amigos sem formacao tecnica, agora sao “gestores”…Acho q o SUS, hoje, e uma terra de ninguem. Nos somos os ultimos a dar opiniao, depois dos “multiprofissionais”, enfermeiros a frente…Por esses e outros motivos e que eu li hoje sobre a malaria de Anajas…Seria facil combater e erradicar, se se trabalhasse com conhecimento , honestidade e competencia administrativa…Ja vi isso acontecer na Africa, onde a situacao e bem pior…Por que nao podemos nos tambem?

    • Concordo com o percentual de 50% de aporte de recursos com zero de corrupção e choque de gestão. Mas, sem cidadania…

  2. Acabei de checar…quem e o responsavel pelo setor de malaria na 8a Regional de Saude, em Breves, a qual o municipio de Anajas e subordinado, e um….professor.
    Sua qualificacao para ser o responsavel por este setor e…. ser petista.
    Nada contra os professores, desde que fiquem na sala de aula.
    E por esse e muitas outras que estamos nessa situacao.
    abs

    • Venturieri, um dos desafios do governo do Jatene é desprivatizar o Estado. Isto é despartidarizar a máquina pública. O resultado do aparelhamento do Estado pelos petistas foi a crise de gestão e inoperância do Governo da Ana. Infelizmente. Porque para além das querelas e disputas políticas, quem paga – e caro – é a população.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: