Previdência apresenta proposta aos Médicos Peritos em greve

18/08/2010 às 10:31 | Publicado em Movimento médico, Saúde | 2 Comentários
Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Gustavo Henrique Braga

Na tentativa de chegar a um acordo para o fim da greve dos médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que se arrasta há cerca de dois meses, o ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, sinalizou com a bandeira branca. Segundo ele, o governo aceita não descontar os dias parados desde que os profissionais voltem o mais rapidamente possível ao trabalho e zerem os cerca de 400 mil atendimentos pendentes, que têm dificultado a vida de trabalhadores e empresas. Em negociação anterior, a Associação Nacional dos Médicos Peritos havia refutado a possibilidade de colocar a agenda de exames em dia.

Em conversa ontem com o presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Cid Carvalhaes, tanto o ministro da Previdência quanto o presidente do INSS, Valdir Simão, pediram que as propostas governamentais sejam levadas para a aprovação nas assembleias dos sindicados de cada estado ao longo das próximas semanas. Mas, enquanto as respostas dos trabalhadores não vêm, a greve continua e os atendimentos ocorrem com 50% do efetivo dos peritos, conforme determinação da Justiça.

Carlos Gabas (C) diz que empresas e trabalhadores estão sendo  punidos com a paralisação. Propostas do governo serão avaliadas em  assembleias - (Wilson Dias/ABr )
Carlos Gabas (C) diz que empresas e trabalhadores estão sendo punidos com a paralisação. Propostas do governo serão avaliadas em assembleias

De acordo com Gabas, além do rápido retorno ao trabalho e da zeragem dos exames pendentes, foi apresentada a proposta de mudança na classificação da atividade de perito para médico. Atualmente, o trabalho é considerado um ato administrativo. “A partir do momento que se considera um ato médico, o profissional passa a ter autonomia e a obrigação ética de estabelecer a sequência desse atendimento”, ressaltou Cid Carvalhaes. Ele destacou ainda que as assembleias vão deliberar sobre a proposição de que a jornada dos peritos — atualmente, de oito horas diárias — seja mudada para seis horas, com controle de ponto(1), mais duas horas, que serão fiscalizadas pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho.

Mutirão
Para o ministro, as propostas apresentadas seguiram a linha do que vinha sendo negociado. “O mais importante é colocar a agenda de atendimentos em dia. Nós entendemos que isso é o mínimo”, afirmou. Segundo Valdir Simão, o fim da greve é vital para não prejudicar ainda mais as pessoas que se deslocam por grandes distâncias e não conseguem passar pelas perícias. A ideia é que o atendimento seja estendido para os fins de semana e à noite. Gabas garantiu que o mutirão não representará queda na qualidade do serviço prestado.

O representante dos médicos classificou as propostas como “apresentáveis”, mas evitou falar em prazos para que a agenda seja regularizada. No entender de Carvalhaes, cada estado tem uma realidade própria e a normalização dos atendimentos ocorrerá aos poucos, de acordo com a capacidade de cada região. “As maiores dificuldades estão em São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná e Santa Catarina, mas o ideal é um acordo para a normalização dos atendimentos em todo o Brasil”, disse o ministro da Previdência.

As partes acertaram criar uma comissão formada por representantes do Ministério do Planejamento, da Fenam e da Associação Médica Brasileira para discutir as questões de interesse da categoria no setor público. Devido ao período eleitoral, a expectativa é de que as questões sejam tratadas só a partir do ano que vem.

Fonte: Correiro Brasiliense

Anúncios

2 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. que palalhaçada é esta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Um verdadeiro absurdo a FENAM ter a cara de pau de apresentar estas propostas a pericia medica, onde estamos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: