Médico estrangeiro só recebe CRM com visto permanente

03/08/2010 às 0:05 | Publicado em Movimento médico, Saúde | 89 Comentários
Tags: , , , , , , , , , , ,

O autor da ação argumentou que é médico estrangeiro e mudou-se para o Brasil visando a realização de especialização. Que após ter cursado estágios e especializações obteve a inscrição provisória no CREMESP, em virtude de processo de revalidação de diploma. Que, após a revalidação do seu diploma, seu pedido de inscrição definitiva foi indeferido por não possuir visto permanente no Brasil.

Em sua decisão o magistrado consignou que “A Constituição Federal de 1988 assegura o livre exercício profissional, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer. Trata-se, portanto, de norma constitucional de eficácia contida que admite restrição pelo legislador infraconstitucional. A exigência de ter o visto de permanência no Brasil têm fundamento na legislação em vigor. Com efeito, dispõe a Lei nº. 6.815/80, que regulamenta a situação jurídica do estrangeiro no Brasil:

“Art. 98. Ao estrangeiro que se encontra no Brasil ao amparo de visto de turista, de trânsito ou temporário de que trata o artigo 13, item IV, bem como aos dependentes de titulares de quaisquer vistos temporários é vedado o exercício de atividade remunerada. Ao titular de visto temporário de que trata o artigo 13, item VI, é vedado o exercício de atividade remunerada por fonte brasileira. (Renumerado pela Lei nº 6.964, de 09/12/81)

Art. 99. Ao estrangeiro titular de visto temporário e ao que se encontre no Brasil na condição do artigo 21, 1, é vedado estabelecer-se com firma individual, ou exercer cargo ou função de administrador, gerente ou diretor de sociedade comercial ou civil, bem como inscrever-se em entidade fiscalizadora do exercício de profissão regulamentada. (Renumerado pela Lei nº 6.964, de 09/12/81)

Parágrafo único. Aos estrangeiros portadores do visto de que trata o inciso V do art. 13 é permitida a inscrição temporária em entidade fiscalizadora do exercício de profissão regulamentada. (Incluído pela Lei nº 6.964, de 09/12/81)”.

O juiz explicou que a pretensão do impetrante esbarra no ordenamento jurídico, uma vez que a exigência do visto de permanência no Brasil é uma exigência prevista em lei federal, não havendo, portanto, nenhuma ilegalidade das resoluções editadas pelo Conselho Federal de Medicina.         No caso em exame, ressaltou o magistrado, “não há discriminação ao livre exercício profissional, uma vez que, antes de ser um requisito para a inscrição no Conselho, a condição imposta pelas autoridades impetradas é uma exigência para a permanência regular do estrangeiro no território nacional, relacionando-se, portanto, à soberania e segurança nacional tratadas pela Lei nº. 6.815/80.”

Com essas razões o magistrado indeferiu a liminar. Esta decisão ainda não definitiva e pode ser acessada no site: www.trf3.jus.br

Fonte: CFM


89 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Quando se fala em Medicina, Direito e Odontologia não se trata de assegurar o “livre exercício profissional”, mas sim da obrigatoriedade do Estado de garantir segurança à sociedade na tutela de bens como vida e saúde. Nesse sentido, ter ou não visto (um visto se confere se for o caso) é menos importante do que as relações diplomáticas entre os Estados (o Estado de origem e do qual o indivíduo tem a nacionalidade e o Estado que recepciona o indivíduo). O livre exercício profissional não é o foco central da questão. Ademais, é preciso que se faça a distinção entre reconhecimento do grau acadêmico (conferido com o diploma e que pode ser reconhecido em outro país com base em critérios técnico-acadêmicos) e o reconhecimento do profissional pelo Estado (conferindo-lhe a permissão de trabalho como médico). O fato de possuir um destes não implica que automaticamente tenha o outro. Ter o visto de permanencia não implica que o Estado aceite que aquele indivíduo execerça o trabalho de médico. Por outro lado, não ser aceito que o indivíduo trablahe como médico não impede que lhe seja reconhecido o grau acadêmico ou aceito para atividades de estudo, por exemplo.

  2. sou cazada com um medico estrangeiro porque que ainda nao é reconecido o diploma medico no brasil se as univercidades se fecham para revalidação de diploma ha dois anos lutamos por uma revalidação mas nuca sai um parecer e cada dia são perceguidos e sofrem ameaças .Gostaria de saber um pouco mais sera que exrcicio de medicina é inlegal porque.

    • Rozana,
      O reconhecimento de diplomas obtidos no exterior é prática comum na esmagadora maioria dos países. Visa avaliar desde a proficiência na língua pátria até a qualificaçao do profissional. As entidades médicas lutam, há anos, para que o processo seja feito regularmente, por baixo custo e simultâneamente. Este ano, finalmente, o MEC começa a testar uma metodologia neste sentido. Esperamos que funcione. recisamos legalizar a atuação de muitos e muitos colegas que tem diploma obtido no exterior e que são obrigados a trabalhar de forma irregular.

  3. Olá, sou formado no exterior mas sou brasileiro, gostaria de saber como posso solicitar ao cremesp um CRM provisório já que atuei estagiando sem remuneração e bem supervisionado com avaliação de excelente em Hospital Particular por 1 ano e tenho processo para revalidação via judicial.

    • Fabio,
      Procure o Sindicato dos Médicos de São paulo para receber orientações. Abs.

  4. Olá, Waldir
    Vc me poderia informar como fica a sitacão do medici estrangeiro que entrou na anistia do 2009?…..
    Segundo essa lei, o estrangeiro con visto provisorio tem os direitos laborais como se tiver visto permanente
    Muito obrigado.

    • Desconheço esta legislação, Vitor. VC tem algum dispositivo legal para eu ir atrás?

  5. Olá Waldir,
    sou estrangeira, e este ano de 2011 vou me formar em medicina na PUC. Gostaria muito de fazer a especialização de dermatologia no Brasil.
    Sei que não posso fazer a residencia medica “normal” como meus colegas brasileiro.

    O problema é que tudo que encontro sobre estágio/pós-graduação em dermatologia para estrangeiros no Brasil, só fala do caso de ser estrangeiro formado em faculdade estrangeira.

    Que lei tem sobre o meu caso: estrangeira formada em universidade brasiliera.

    E mais uma coisa: será necessario fazer a revalidação do meu titulo sendo que vou me formar numa faculdade brasileria?

    Desde já muito obrigada!
    Atenciosamente,
    Perla

    • Perla, desculpe a demora pela resposta.
      Com certeza vc não tem nada que revalidar. Seu diploma foi obtido no Brasil, portanto dentro de nossas leis.
      Não sei responder a segunda parte de sua pergunta…
      Quero te ajudar. Mande uma consulta para a FENAM pelo “fale conosco”: http://www.fenam.org.br
      Mande em meu nome. Exponha o problema com detalhes. É umportante que seja pela FENAM para eu poder pedir para a jurídico da entidade nos dar um parecer.
      Abs.

      • Perla! Eu sou paraguaia, formada no Rio Grande do Sul. Vc não precisa revalidar o seu diploma, e vc pode sim fazer pós-graduação como extrangeira , mesmo sem ter CRM, existem vários lugares que oferecem vagas para dermatologia.Eu pparticularmente sei de Rio de Janeiro, tem no Hospital Pedro Ernesto, na Santa Casa, na Policlinica, e muitos outros lugares mais.Boa sorte

  6. LEI Nº 11.961, DE 2 DE JULHO DE 2009
    DECRETO Nº 6.893, DE 2 DE JULHO DE 2009
    http://grovercalderon.blogspot.com/
    “Visto provisório ou residência provisória: Ele não é um visto temporário, pois ele não emana do artigo 13 do Estatuto do Estrangeiro. O visto provisório emana do artigo 134 deste mesmo corpo legal (lei nº 6.815/80 – Estatuto do Estrangeiro). Ele é um visto que dá todos os direitos ao estrangeiro no Brasil como se brasileiro fosse, exceto aqueles privativos dos brasileiros (como votar em eleições populares), ou seja, permite que o estrangeiro possa exercer atividade laboral remunerada, livre exercício da sua profissão, montar e registrar empresas com seu nome, trabalhar livremente, estudar, ter conta bancaria, possuir carteira de motorista, etc. Esse visto vigora, via de regra, por um período máximo de dois (02) anos ao cabo do qual, deve ser transformado em visto permanente. Exemplo desses vistos são o visto de anistia para estrangeiros irregulares (Lei nº 11.961/09)….”
    ….Significa que o médico estrangeiro con Diploma Revalidado e que entrou na anistria em 2009 pode se registrar no Conselho de Medicina???…
    Aguardo resposta. Muito obrigado pela atenção.
    Victor

    • Creio que sim Victor. Vc já tentou?

    • oi vitor o meu marido é medico estrangeiro beneficiado pela lei de anistia e queriamos que contasse a sua experiencia

      • O estrangeiro só pode se increver no conselho do estado correspondente uma vez que esse registro provisório tiver virado permanente. Pode trabalhar nesse periodo de 2 anos, mas não pode trabalhar como médico! Essa mnistia não que dizer que possa trabalhar como médico. Eu sou formada há 8 anos, e vivo pendente das resoluções e dos pareceres do CFM.

  7. Olá Dr Valdir,
    Estou na mesma situação do colega anterior, mas com a diferença que eu ,estou com visto pelo acordo MERCOSUL.
    Será que com dito acordo o CRM libera provisório
    (já revalidei o Diploma)
    Ficarei muito grato pela resposta
    Obrigado
    Fique com Deus

    • Quem já revalidou e está com a situação regularizada não tem porque não ter o CRM, a meu juízo.

      • Olá Felix,
        eu tambem estou com o acordo mercosul.. já consegui a certificação intermediario superior do celpe-bras y tomei a prova de revalidação dia 18 (com bom resultado mas ainda não oficial).. gostaria de saber cual a sua situação atual.. você conseguiu a inscrição no CRM?

  8. Ola Dr Valdir;

    Eu quería saber, se com o visto do acordo MERCOSUL tenho direito a CRM provisorio
    Obrigado
    Felix

    • Não, Feix. Vc tem que revalidar o diploma. Já conseguimos que o MEC e MS façam a revalidação duas vezes ao nao e várias universidades públicas. Fique atento.

  9. Ola tudo bem …..
    Meu padrasto fez residencia de especializacao finalizada em dezembro de 2001.
    Ele detinha visto provisorio no brasil.
    Atualmente tem visto permanente, porem pelo fato de ter CRM valido retorno para seu Colombia onde excersse a profissao.
    Quando no Brasil prestou provas de especializacao onde SBOT o aprovou.
    ele poderia voltar ao Brasil para exercicio de profissao de medico que necessita de numero frente ao Conselho Regional de Medicina?
    pois de acordo com :

    Art. 3º – O médico estrangeiro, com visto permanente no Brasil, pode registrar-se nos Conselhos Regionais de Medicina e usufruir dos mesmos direitos dos médicos brasileiros quanto ao exercício profissional, exceto nos casos de cargo privativo de cidadãos brasileiros, sobretudo ser eleito ou eleger membros nos respectivos Conselhos, observado o disposto no artigo 2º desta resolução e de acordo com a Constituição Federal de 1988. (RESOLUÇÃO CFM N. 1.669/2003,Revogada pela Resolução CFM n. 1832/2008)

    Ele obrigado a revalidar , de acordo com :

    Art. 2º – Os diplomas de graduação em Medicina expedidos por faculdades estrangeiras somente serão aceitos para registro nos Conselhos Regionais de Medicina quando revalidados por universidades públicas, na forma da lei.
    Parágrafo único – O médico estrangeiro, para obter o registro nos Conselhos Regionais de Medicina, deve comprovar a proficiência em língua portuguesa, nos termos da Resolução CFM nº 1.620/2001.

    • É isso mesmo, Ítalo. Lutamos junto ao governo para que ocorram pelo menos duas provas unificadas, por ano, em todas as universidades brasileiras. Estamos conseguindo. Já aconteceu a primeira e a segunda está em preparação. Abs.

  10. olá,sou Brasileiro,cursei medicina na Bolívia e estou fazendo o internato aqui na Bolívia.

    Se eu fizer residencia no Brasil não precisarei fazer provas ou outros procedimentos tipo justiça ou complementação para revalidar?

    Desde já agradeço o Sr.

    Weslley.

    • Weslley, vc só poderá fazer residência após revalidar seu diploma.

      Terá que se submeter ao REVALIDA.

  11. Ok,tenho amigos Bolivianos que já são médicos e se interessaram,eles então se tiverem visto permanente recebem CRM sem fazer a prova fazendo só a residencia?

    Ex:podem arrumar um filho ou casamento durante a residencia e obter o visto certo?

    Gracias!

    • Com visto permanente, com filho brasileiro, casado com brasileiro ou brasileiro nato. Todos que obtem diploma no exterior tem que revalidá-lo no Brasil para exercer a profissão. É igual a qualquer país do mundo.

  12. Ola Dr. Cardoso,
    Eu sou medico paraguaio, tomei a prova de revalidação em setembro, com bons resultados. Falei com a gente do conselho regional de medicina para saber se posso fazer a inscrição mesmo com o visto do MERCOSUL (sou detentor de dito visto há 5 meses) e obtive resposta possitiva.. Meu problema agora é com os editais dos concursos de residência.. eles só falam de médicos detentores de visto permanente… consultei com a comissão de residência médica de alguns hospitais de SP e confirmaram que para matrícula é requerido visto permanente.. como é possível que o conselho de medicina admita registro permanente com visto mersocul (garantindo o direito de exercer a profissão) más os hospitais negam inscrição para residência médica??.. sendo entendida esta última como treinamento em serviço… e sendo ambas inscrições regulamentadas pela mesma resolução do CFM?.. acredito que esta negativa vá contra o artigo 9 do decreto 6975 de 07/10/2009 (acordo do MERCOSUL).. agradeceria uma opinião, obrigado
    Raúl Samaniego

    • Raul, acho que o Conselho está equivocado.

      • O senhor acha que não tenho direito de fazer inscrição no CRM? E os direitos garantidos pelo acordo do mercosul? “..IGUALDADE DE DIREITOS CIVIS: Os nacionais das Partes e suas famílias, que houverem obtido residência, nos termos do presente Acordo, gozarão dos mesmos direitos e liberdades civis, sociais, culturais e econômicas dos nacionais do país de recepção, em particular o direito a trabalhar e exercer toda atividade lícita…”(artigo 9 do decreto 6975)
        Por definição “..a residência em medicina constitui modalidade do ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, caraterizada por treinamendo em serviço…”(art 1 do decreto 80281 de 5 de setembro de 1977)
        Por tanto, se o conselho de medicina me habilita para exercer, considero absurdo e discrimintivo negar a inscrição num curso de pós graduação para melhorar o serviço oferecido

      • Raúl, dentro das leis dos países membros. Tem que revalidar.

      • Já prestei prova para revalidação, ontem foi publicado o desempenho.. ótimos resultados

      • Parabéns! Raúl.

  13. Ola Dr Cardoso!! Sou estrangeiro e obtive meu diploma de médico numa faculdade brasileira, no momento faço especialização, ja que me é vedada a residência médica, numa faculdade aqui em SP, minha pergunta é o seguinte, com base no que eu explanei, posso tirar meu CRM? Sendo estrangeiro com diploma brasileiro reconhecido pelo MEC mas possuidor de visto temporario, posso nessas condições tirar meu CRM?, o provisório sequer? Obrigado desde já!!

    • Brasiliano, vou atras de resposta para vc. Oportunamente te retorno. Abs.

  14. Brasiliano, a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.832/2008 disciplina a matéria: http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/cfm/2008/1832_2008.htm

  15. Ola, dr. cardoso sou boliviana estou fazendo internado em bolivia,quero fazer especializaçao de patologia em sao paulo, que documentos e provas eu preciso para cursa especializaçao de patologia.

    Gracias.
    Mariel

    • Primeiro vc tem que ter a permissão para estudar no Brasil.

  16. ola, sou estrageiro e casado com uma brasileira e tou na traziçao de visto provisorio por permanente pela anistia e ja tenho meu diploma revalidado e quero me escrever no crm tem como?

    • Creio que só quando tiveres o visto permanenente.

  17. Olá Dr. Waldir.

    Tenho um amigo que está se formando em medicina na bulgária e gostaria, no futuro de fazer uma especialização no brasil e talvez conseguir até exercer a profissão em nosso país. Existe alguma possibilidade dele conseguir fazer isso sem ter o visto de residência, mas um temporário ou visto de trabalho?

    Obrigado

    Moacy

    • Para resid~encia creio que é possível com visto temporário. Revalidar também. Exercer a medicina só com visto permanente. Peça informações ao CFM ou CRM de sua jurisdição.

  18. Eu tenho uma dúvida. Estou me consultando em uma clínica aqui do Rio, cujo dono é um médico estrangeiro. Percebi, porém, que nos documentos que recebi, n constava o seu crm. Eu pesquisei no Conselho Regional de Medicina do RJ e no CFM, pelo nome do médico, entretanto, minha pesquisa não retornou resultados positivos. Minha dúvida é a seguinte: um médico estrangeiro pode trabalhar sem CRM ou é possível que ele n apareça nas consultas dos conselhos citados?

    • Nenhum médico pode trabalhar sem ter registro no CRM do estado. Os estrangeiros têm que revalidar para obter o CRM. Se você não encontrou o médico na consulta pela internet, sugiro que vá até o CREMERJ. Ele pode estar exercendo ilegalmente a medicina ou não ser médico.

  19. Complementando: o médico a que me referi na questão anterior estudou em uma universidade brasileira.

    • Se ele concluiu o curso de medicina em uma Universidade brasileira é só registrar no CRM e ir trabalhar.

  20. Hola Sou arquiteta, nada a ver com medicina, gostaria de saber como posso tentar bolsa para pós graduação, ainda não revalidei, sei que não posso exercer , e não faço isso, mas será que consigo uma bolsa , talvez com prova de aceitação

    • reio que é possível. Procure o curso de arquitetura da UFPa para se informar.

  21. eu sou médico pediatra, Meu treinamento foi totalmente ao estrangeiro….e poderia mudar para o Brasil e trabalhar como tal?

    • Sim. É só revalidar o diploma.

      • que precisso pra revalidar o diploma?

      • Procurar uma faculdade de medicina pública. Ou participar do REVALIDA.

      • o que è REVALIDA?

      • Para conhecer o REVALIDA acesse este link. Abs.

  22. Olá Dr, Waldir,
    Sou médico paraguaio com diploma já revalidado, com inscrição no CRM-PR.. Moro em Curitiba e estou querendo fazer residência médica só que tenho um problema com os editais dos concursos (principalmente os de Sao Paulo).. Eles ainda solicitam visto permanente para os candidatos estrangeiros aprovados, mesmo quando ele já não é requerido para inscrição nos conselhos (com visto do mercosul é suficiente).. No começo do ano solicitei um parecer ao Conselho Federal de Medicina sobre a necessidade do visto e fui dispensado.. Agora entrei em contato com as COREMEs dos hospitais mas ainda não tenho resposta (falam que a dúvida está em procuradoria) e eu já preciso fazer as inscriçoes.. O que o Dr. recomenda que eu faça?
    Obrigado,

    • Raúl, não sou jurista, mas entendo que como seu diploma está revalidado você é médico na plenitude de seus direitos. Procure o Sindicato dos Médicos do Paraná. A assessoria jurídica da entidade poderá defendê-lo com muita competência. Procure o Dr. Mario Ferrari, presidente do Sindicato e converse com ele. Boa sorte.

  23. Ola Dr. Cardoso! Tenho um amigo estrangeiro que quer fazer a residencia médica no Brasil..Precisa revalidar o titulo?? Sabe se pagam aos estrangeiros??
    Obrigada pela atencao!!

    • Sim. Para fazer Residência Médica precisa revalidar o diploma obtido no exterior. Abs.

  24. CRM com visto MERCOSUR
    http://www.portalmedico.org.br/notasdespachos/CFM/2011/132_2011.pdf
    Mas para fazer residencia medica Eles ainda solicitam visto permanente que podemos fazer

  25. Olá Dr. Waldir Cardoso, sou médico estrangeiro e desejo fazer uma especialização na cidade de Manaus, mas eu não tenho CRM. A pergunta para o senhor é se eu posso fazer estudos pós graduação sem ter CRM e se o senhor conhece o site de alguma Instituição. Obrigado pela sua atenção.

    • Luis,

      creio que se vc tiver visto, mesmo temporário pode fazer sim um Curso de especialização.

      Já Residência Médica somente com Visto permanente e o CRM revalidado. Abs.

  26. Olá Dr Cardoso,
    Sou estrangeira e estudante do 6 ano de medicina na Universidade Federal de Alagoas! Atualmente tenho o visto temporário, mas gostaria de ficar no Brasil e fazer a Residencia Médica, mas sempre que vou a Policia Federal ninguém sabe me informar como prosseguir, já tenho uma proposta de emprego como médica em mão por tempo indeterminado, assim que terminar a faculdade. No CREMAL me avisaram que tenho que ter o visto de permanência para conseguir o CRM, o que o sr poderia me orientar? Como devo prosseguir? Desde já agradeço.

  27. Boa noite Waldir. Eu sou medico estrangeira; aprovei o celp-bras com nivel intermedio superior, com RNE (cedula identidade para estrangeiro, por conjugue brasileiro) uma vez rivalidado meu diploma no rivalide, posso pedir meu CRM? ou tenho que esperar a publicaçao no diario oficial da uniao da recidencia permanente? Estari agradecida pela sua infomraçao. Obrigada. Patricia Fernández.

    • Assim que obter a revalidação você já pode solicitar o CRM. Abs. Seja bem vinda! Qual a sua nacionalidade?

      • Que alegria Dr. estava tao preocupada com isso… eu sou uruguaia. Estudei em cuba, onde conheci meu atual esposo. Dai vimos para o brasil e casamos, mas ele voltou pra cuba para terminar a carreira. Entao eu estava muito preocupada pq ja tinha-me falado q con esa carteira nao podia fazer nada, entao depois começei ler os comentarios e fiquei mais preocpada ainda rsrsrs. Mas agora a coisa mudou rsrsrs. Obrigada pela resposta. Continua com a pagina q esta muito boa e tira muitas duvidas. Obrigada.

      • Forte abraço, Patricia. Sucesso!

  28. Boa Tarde Waldir.

    Sou paraguaia, formada no brasil, sou medica, queria saber se posso ejercer a medcina com visto temporario pelo mercosul???? estou confundida com a permanencia e temporario??? consigo obter CRM com visto temporario??
    Obrigado

  29. Valdir, sou médico português aguardando deferimento do visto permanente por casamento com brasileira. Já revalidei meu diploma médico, porém o CRM exige o visto permanente, existe algo q eu possa fazer, algum tipo de visto provisório? Grato.

    • P M, consulte o CFM. Tenho a impressão que já é possível obter o CRM com visto temporário desde que tenha revalidado. Seja bem vindo, conterrâneo! Tenho dupla cidadania.

  30. Boa tarde Waldir!
    Meu namorado é médico colombiano, obteve o título na Colômbia e este diploma foi validado na Espanha. Como recentemente a Dilma vai facilitar a entrada de médicos portugueses e espanhóis no nosso país, o fato dele ter homologado o título na Espanha pode dar alguma vantagem com respeito a revalidaçao aqui no Brasil?
    Obrigada desde já.

    • É possível. Vamos aguardar a regulamentação. Diga para ele se inscrever no REVALIDA.

  31. Boa tarde Waldir…. um médico paraguaio que já tem o diploma revalidado, com visto provisório de acordo com o Mercosul, mas o CRM do Paraná não que fazer a inscripção porque o Paraguai foi suspendo do Mercosul… qual sería seu parecer? já que a suspensão só tem carater político, não económico nem cultural.

    • Faça um recurso para o CFM. Vamos tentar lá.

    • O importante é que seu diploma está revalidado. Na minha opinião. Temos que ver o jurídico.

      • Obrigado,,, ele esta totalmente revalidado pela UFMT, vou perguntar a secretaria do mercosul e dae vou pedir ajuda novamente ao senhor. Obrigado

  32. Boa tarde Dr. Waldir!
    Muito obrigado pelo blog. Com certeza, ajudou a esclarecer a duvida de muitas pessoa.
    Bom, meu problema é o seguinte: Sou estrangeiro, me formei no ano passado aqui no brasil, na UFPR.Atualmente, sou casado com uma brasileira, possuo visto temporário que vence em breve, e o protocolo do pedido do visto permanente. Gostaria de saber se tem como registrar meu diploma com o protocolo do pedido do visto permanente e o visto temporário.
    Aguardo resposta.
    Obrigado.

    • Acredito que só com a solicitação não será possível. Procure o CRM.

  33. Prezado Dr. Waldir
    Eu sou medico formado no Peru, tenho o visto temporario de Melcosur (temporario), há uma semana atras eu obtive o CPF e o numero de RNE fica pendente, agora estou fazendo os tramites na UFMT para revalidar meu diploma, mas o que acontece é que nao possiu o suficiente dinheiro para ficar lá no Brasil sem trabalhar, então se o resultado da prova da UFMT da certo, posso trabalhar lá no Brasil, em Campinas o Piracicaba???
    desde ja muito obrigado
    parabens por sua pagina é muito boa.

    • Sim, se vc revalidar poderá trabalhar sem problemas.

  34. Boa noite Dr. Cardoso, gostaria de saber se tem como eu consultar em algum site ou órgão se um médico estrangeiro está habilitado a exercer medicina no Brasil. Eu só tenho o nome completo dessa pessoa.

    • Dá pra consultar mesmo que o CRM seja provisório?

  35. Boa tarde Dr Cardoso.
    Eu sou médico formado na Colombia, fiz posgraduacao pelo Itamaraty no Rio (concurso para médico estrangeiro) que la equipara a residencia médica em cirurgia geral e cirurgia plástica no Rio de Janeiro. Eu morei 6 anos no Rio, mas nunca tirei o visto permanente. Eu gostaira agora trabalhar como médico no Brasil .
    A pergunta seria: eu como faco para tirar o visto permanete, revalidar o titulo de médico e poder estar habilitado pero CRM.
    Agradeco sua atencao.
    Dr Miguel

    • O visto permanente eu não sei te orientar. Quanto à revalidação o caminho mais fácil é o REVALIDA. Acontece todos os anos. É um processo feito pelo MEC. As provas teóricas acontecem em várias capitais e os aprovados passam por uma prova prática em Brasília. O processo é mais simples que boa parte dos países estrangeiros. Informações: http://portal.inep.gov.br/

      • Muito obrigado pelas informacoes.
        Parabens pelo blog.

      • 🙂

  36. e quem e brasileiro e se formou na bolivia como fica

    • Revalida o Diploma e vai trabalhar, sem problema.


Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

