Residência médica: comissão nacional proíbe plantão de sobreaviso

30/07/2010 às 0:09 | Publicado em Movimento médico, Saúde | 1 Comentário
Tags: , , , , , ,

Publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (14/7) a Resolução 4, baixada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), que proíbe o plantão de sobreaviso para médicos residentes.

Geralmente, um residente, deparando-se com situações reais de pacientes que correm riscos de vida, atuam sem supervisão, assumindo responsabilidades não inerentes à função, em prol da vida e da recuperação do paciente, ora diagnosticado. Ressalta-se ainda que o plantão foi implantado sem autorização do CNRM, o que afronta os preceitos contidos na Lei nº. 6.932/81.

Diante disso, o plantão presencial do médico residente, para ser reconhecida, terá que estar sob a revisão de um supervisor de preceptor adequado. Se não for presencial e nessas condições, no âmbito de residência médica (sobreaviso, distância, acompanhado ou não de preceptor), será irregular. A consequência, conforme o texto legal, é a restituição dos valores recebidos a título de bolsa no período em que se der o plantão irregular, sem prejuízo de outras medidas cabíveis, nos termos da legislação aplicável.

Fonte: ANMR

Anúncios

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. E se o residente já realizou os plantões de sobreaviso, por determinação da chefia? Ele pode ser punido por isso? Ou o hospital / chefia que exigiu que ele fizesse os plantões será punido?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: