CFM quer regras claras na relação entre médico e indústria farmacêutica

22/07/2010 às 0:05 | Publicado em Movimento médico, Saúde | 1 Comentário
Tags: , , , , , ,

Uma reunião entre os conselheiros federais do Conselho Federal de Medicina (CFM) e o presidente executivo da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), Antônio Britto Filho, discutiu pontos importantes da relação entre médicos e a indústria farmacêutica.

Programas de adesão para aquisição de medicamentos e critérios para patrocínio de viagens de médicos a congressos foram os principais itens abordados. Para Britto Filho, existem vários pontos que precisam ser clareados para o aperfeiçoamento desta relação. Em nome dos 33 laboratórios que a Interfarma representa, ele afirmou que a indústria farmacêutica considera a aproximação com o CFM benéfica por propiciar a partilha de pontos de vista e o engajamento conjunto em prol da sociedade.

Britto defendeu uma regulamentação dos programas de adesão para aquisição de medicamentos, bem como um exame claro, transparente e público dos problemas que a prática – vetada pelo CFM desde o início deste ano – enfrenta. A resolução CFM 1.939/2010 proíbe a participação do médico em promoções relacionadas com o fornecimento de cupons e cartões de descontos para a aquisição de medicamentos. Leia mais.

Fonte: AMB


Anúncios

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Apesar de não ser o assunto mais interessante para sociedade em relação ao papel do CFM e da Indústria farmacêutica, uma coisa é certa: Falta transparência neste e em outros assuntos, por exemplo: A importancia da Indústria Farmacêutica para Sociedade e para Ciência Médica- a sociedade precisa saber da dependência entre elas – a separação entre os médicos e as indústrias não éticas daqueles que conservam a ética nesta relação. Entendo que um médico que se presa não vai mudar sua conduta para atender os interesses de uma determinada indústria, caso exista esta conduta que sejam punidos com rigor os envolvidos e não punir toda uma categoria, pois a postura do CFM é esta, punir os médicos retirando-lhes alguns benefícios uma vez que a indústia continuará produzindo do mesmo jeito e os médicos tendo que prescrever medicamentos para seus pacientes obrigatoriamente em virtude da necessidade do paciente. Para indústria não mudará nada, salve suas estratégias comerciais, só os médicos perderão po ficarem sem inúmeras atualizções científicas recebidas a título de patrocínio da indústria. Quero vê o CFM fiscalizar e punir um médico por ter recebido uma passagem aérea sem prova da troca de favores. O CFM está desviando o foco de outros fatos e criando brechas regulamentadas, por exemplo definir como regra para patrocínio a necessidade do profissional apresentar trabalhos científicos nos congresos, neste caso, qualquer indústria poderá patrocinar um estudo dentro de um centro autorizado, já que não existe regra proibitiva, pelo contrário, o governo e as instituições públicas (centros de pesquisas) estão todo dia fechando parcerias, transferência de tecnologia, entre outras, com a iniciativa privada para isto, e nestes grupos poderão inserir seus preferidos, aliáis já fazem diversos estudos multicêntricos em todo o país. Basta o médico avaliar um número mínimo de pacientes e seu nome ser publicado, com isto está autorizado pelo CFM a receber patrocínios da Indústria (passagens aéreas, hotel, transfer, comida,etc).
    Que tal se preocupar com comissões pagas por procedimentos? Consultas glosadas por detalhes bobos pelas fontes pagadoras? Hospitais exigindo títulos como regra para contratar profissionais aonde sabemos que prova de título não mede competência, com isso falta profissionais e concentra-se atividade a grupos? São tantos os problemas para as autoridades se preocuparem que o patrocínio da indústia não passa de perda de foco nas prioridades.
    Parabenizo o CFM pela RESOLUÇÃO CFM n° 1.939/2010, esta sim, está no foco.

    Teófilo Fernandes
    Advogado e Consultor de Negócios.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: