CONFEMEL realiza assembléia extraordinária

13/07/2010 às 0:05 | Publicado em Movimento médico, Saúde | 2 Comentários
Tags: , , , , , , , ,

Nos dias 06 e 07 de julho passado foi realizada a assembléia extraordinária da Confederación Médica Latinoamericana y del Caribe (CONFEMEL) na cidade de Lima, Perú, e teve como principais temas discutidos: Certificação e Recertificação na América; Uso Racional de Medicamentos; Seguro Médico Obrigatório; Problemática do médico jovem nos países da região. Também foram realizados relatos da situação da saúde e do trabalho médico nas regiões Andina, Centroamericana e Caribe e Cone Sul. A CONFEMEL reune e articula entidades médicas dos países da região. Veja a programação completa: ASAMBLEA EXTRAORDINARIA Lima 6 e 7-07-2010 Participam da CONFEMEL entidades médicas da Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Colombia, Ecuador, Haití, Honduras, México, Nicaragua, Panamá, Paraguay, Perú, Rep. Dominicana, Uruguay e Venezuela.

As principais preocupações das entidades médicas da América Latina e Caribe presentes foi com a interferência dos governos na autoregulação do trabalho médico que é realizada pelos Colegios Médicos dos vários países. Estas entidades tem atuação e prerrogativas semelhantes ao nosso Conselho Federal de Medicina. Governos da Nicarágua e Venezuela, por exemplo, estão tirando destas entidades a responsabilidade de inscrever e regular o exercício da medicina. Os médicos cubanos estão atuando nestes dois países de forma extensiva. A Venezuela está implementando plano para formar 100.000 (cem mil) médicos para exportação. O currículum e as atividades de treinamento são diferentes pois serão médicos dedicados à atenção primária.

Outro aspecto bastante discutido na assembléia foi a tentativa do governo peruano de implantar, no país, o seguro médico obrigatório. Projeto de Lei, neste sentido, está tramitando no parlamento daquele país. No Perú há Serviço Civil Obrigatório de 1 ano para os médicos formados que só recebem o título após cumprirem esta obrigação.

Participei do evento reresentando a FENAM. Estavam presentes representantes da Associação Médica Brasileira (Dr. José Luiz) e do Conselho Federal de Medicina através de seu presidente, Dr. Roberto D´Avila, e membros da diretoria. Do Brasil, também participou o ex-presidente do CFM, Dr. Edson Oliveira Andrade, atual Secretário Geral da CONFEMEL. Dr. Edson teve importante participação na elaboração do documento final da assembléia, a Declaração de Lima, coordenando a delegação brasileira e influindo para que o documento estivesse de acordo com o pensamento comum das entidades presentes. Leia o documento completo: ASAMBLEA EXTRAORDINARIA CONFEMEL Declaração de Lima

Acesse também as apresentações dos diversos palestrantes. Estão disponíveis no site da CONFEMEL.

Anúncios

2 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Waldir,
    Aqui no Brasil, o Colegio Brasileiro de Cirurgiões, do qual sou membro, tem posição firmada sobre seguro médico obrigatório: NÃO AO SEGURO. Gostaria de saber qual foi a orientação que emanou dessa assembleia da CONFEMEL no tocante a este ponto.
    Abraços
    Adolfo

    • Adolfo,
      Consta na declaração de Lima, documento final da Assembléia. A CONFEMEL rechaça o Seguro Médico Obrigatório.
      Abraços,
      Waldir Cardoso


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: