Mortalidade Materna

06/07/2010 às 0:05 | Publicado em Saúde | Deixe um comentário
Tags: , , , , , , , ,

A mortalidade materna é definida como sendo o óbito de uma mulher durante a gestação ou dentro de um período de 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou da localização da gravidez, devido a qualquer causa relacionada ou agravada pela condição gestacional ou ainda por medidas relativas a esta, porém não devida a causas acidentais ou incidentais.

A falta da mulher e mãe no lar tem sido, causa preponderante para a desestruturação familiar, senão até de uma população, como declara a Organização Mundial de Saúde (1993):

“Uma morte materna afeta diretamente um número grande de membros da família e da comunidade que dela depende. As mortes maternas, quando muitas, podem produzir graves conseqüências para as comunidades, as nações e a população”.

No ranking mundial, o Brasil ocupa a 65ª posição com 140 mortes maternas por 100.000 nascidos vivos(n.v.). Países com níveis de pobreza maiores que o nosso, como Uruguai e Cuba tem coeficientes menores que 30/100.000 n.v. (OMS,1987)

Meio milhão de mulheres grávidas morrem, a cada ano, em todo o mundo, sendo que 13% delas perdem a vida em consequencia de abortos realizados em condições inadequadas, principalmente na América Latina e no Caribe, regiões que detêm o recorde de incidência de abortos de risco. (OMS, 1990)

No Brasil, a interrupção da gravidez constitui a quinta maior causa de internações na rede pública de saúde e estudos revelam que o aborto é a terceira causa de morte materna no país (IBGE- 2001).

Fonte: IPAS Brasil http://www.ipas.org.br/mortalidade.html e Tereza Vitale (DF)

Visite o site da IPAS Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: