SBC quer foro nacional para discutir relação com planos de saúde

03/07/2010 às 0:03 | Publicado em Movimento médico, Saúde | Deixe um comentário
Tags: , , , , , , , , ,

A Sociedade Brasileira de Cardiologia vai solicitar à AMB que crie um foro nacional para que os médicos discutam e formem um consenso sobre o relacionamento com os planos de saúde. O objetivo é que os profissionais das várias especialidades pleiteiem, em nome de todos os médicos brasileiros, o recebimento de pagamento justo e digno pelos procedimentos que realizam e passem a ter um tratamento respeitoso por parte dos planos que, em muitos casos, recebem com suspeita qualquer prescrição, pedido de exame e, no caso dos cardiologistas, rejeitam com frequência indicações de stents, de marcapassos ou de desfibriladores internos.

Para Fábio Sandoli de Brito, da Diretoria de Qualidade Assistencial, o foro tornou-se urgente, pela universalização dos reclamos das sociedades de especialidade. Ele cita a campanha desencadeada pela Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo, que publicou anúncios na mídia para lembrar que “há dez anos não há reajuste não só dos partos, como das consultas” e distribui cartazes com os dizeres “R$ 200,00 – Alguns planos de saúde pagam esse valor aos médicos por um parto – É injusto. A saúde das mães e dos bebês vale muito mais”.

O cardiologista cita também a enquete do Ibope, por encomenda da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, que identificou casos como de um único ortopedista que teve até 100 procedimentos rejeitados pelos planos de saúde, com o agravante de que a rejeição é feita até por um burocrata não médico. “No total, 46% dos ortopedistas tiveram negativas sobre cirurgias indicadas, 42% tiveram recusa de exames e 19% tiveram indicação de próteses para seus pacientes negada”, relata Sandoli de Brito. Leia mais.

Fonte: SBC

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: