Resenha: Zorba, o Grego

31/01/2010 às 0:05 | Publicado em Cultura | Deixe um comentário
Tags: , , , ,

Nikos Kazantzakis parece ter herdado o verniz do berço cultural da civilização ocidental: a Grécia antiga.
Zorba é um cântico à liberdade do ser humano que vê na existência terrena seu único esteio antes da completa aniquilação.
Focando apenas um dos aspectos do livro, a história vai ganhando um sabor específico a cada página, cada fato vai se transformando numa espécie de rito de despedida.
Afora o fato de o livro ter sido transposto para o cinema com grande sucesso e o emblemático Antonin Quin tenha encarnado Zorba(!).
Polemista de primeira grandeza, Kazantzakis fez confrontar as contradições de um dogmatismo cego e a simplicidade existencialista.
A habilidade do autor é de tal monta que podemos sentir o frescor da descrição de um vilarejo grego. Somos os olhos, o nariz, a boca, os ouvidos e a dignidade de Zorba. Se há um sentido neste livro, trata-se do sentido de humanização e de que maneira insultamos e desprezamos o pó que somos. Temos e havemos de aprender a passar pelo mundo.
Não são poucos os que gostariam de, religiosamente, morrer como Zorba. Ao pressentir a aproximação do seu fim corporal (para Kazantzakis é a completa aniquilação), Zorba corre para uma janela no intuito de ver e sentir, ainda, a beleza de uma manhã. Eis o grande sentido de um Romance. Eis a marca indelével do romantismo.
Os parágrafos finais de Zorba, o grego espelham uma oração a qualquer um que aceita a vida como dádiva, não como expiação – o que seria um pecado mortal.
Pessoas excessivamente dogmáticas não devem ler esse livro.

(Não sou o autor da resenha – só sei que se chama Jorge – mas me identifiquei com o conteúdo. Assinaria embaixo. Espero que você tenha vontade de ler o livro. Como sempre, é bem melhor que o filme. Waldir)

Fonte: Shvoong

Assista a dança de Zorba: 

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: