Parabéns Belém! Parabéns?

12/01/2010 às 0:05 | Publicado em Cidadania | 4 Comentários
Tags: , , , ,

Hoje é o dia do aniversário da cidade de Belém. 394 anos anos se passaram desde que o Caldeira Castelo Branco aportou por aqui. Muita história. Da Cabanagem ao Duciomar… Há o que comemorar? Não e… sim!

Temos violência de sobra. A prefeitura diz que é responsabilidade do estado. O estado diz que o problema é nacional. A polícia. Bem, a policia… Deixa pra lá. É mais seguro.

Saúde. Saúde para dar e vender. Especialmente vender. Afinal o prefeito quer privatizar o novo hospital de retaguarda. Que ainda continua sendo uma promessa. Atenção básica? Só o básico do básico. Especialistas médicos? Continuamos sem.  Emergência médica? Está na conta do “já teve”.

Saneamento. Como está a manutenção dos canais que o estado repassou para a prefeitura? Experimentem dar uma olhada na situação deles. Esgotamento sanitário? Pouco mais de 10%. O saneamento foi salvo da privatização por pouco.

Belém perde dia a dia sua cobertura vegetal. O calor nos consome. Só na minha rua, em dezembro, perdemos duas castanholas. De uma ficou o buraco de onde a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) arrancou as raizes profundas. Da outra nada resta. O morador tratou de cimentar sua porta. Livre daquele “transtorno”. Reclamei, por escrito, na SEMA. Nada foi feito. Nem eu recebi resposta. Duas árvores a menos. Pobre Belém.

O que comemorar então? Sou teimoso. Quero comemorar a esperança de, um dia, viver numa cidade limpa, segura, com serviços públicos de qualidade. Sem poluição sonora. Sem entulhos nas ruas. Onde todos possam viver com dignidade. Que todos tenham lazer, educação, acesso à cultura, à atenção saúde de qualidade. Uma cidade coalhada de cidadãos exercendo seus direitos.

Sonho? Sim… e não! (novamente). Os sonhos viram realidade quando os sonhamos juntos. Não vamos esmorecer. Quem somos nós? Ora, caro leitor. Eu, você e milhares de pessoas que pensamos do mesmo jeito. Espere até nos encontrarmos! É questão de tempo. Caro amig@, não estamos sós. A dialética nos ensina. Somos muitos. Só estamos dispersos.

Apesar de tudo, parabéns Belém! Te amamos morena fogosa. Te amamos cálida pequena. Te amamos menina manhosa. Nos enroscamos no teu aconchego. Sei que andas triste e mal cuidada. Percebemos. Mas o amor tudo esconde. Só temos olhos para tuas belezas, teus recantos, nossos cantinhos. Hoje vamos andar pelas ruas atentos aos teus aromas. Banhando-nos na tua chuva vespertina. Curtindo teu calor, tua umidade, tua brisa noturna. Teus encantos. Tenho certeza que hoje a maré está “de lance”. A natureza brindando e festejando teu aniversário. Renovando nossas esperanças e disposição de luta.

Anúncios

4 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Adorei seu texto sobre o aniversário de Belém. Muito bom! Gostei tanto, que me rendi e neste momento estou postando meu primeiro comentário em blogs. Confesso que tenho uma certa resistência a blogs, porque boa parte deles vem com aqueles textos intermináveis e visual confuso, mas o seu é clean e tem um conteúdo muito interessante. Parabéns, Dr. Waldir e, é claro, parabéns Belém!

    • Um elogio de uma profissional com sua qualidade é de arrepiar. Muito obrigado!

  2. Parabéns Waldir, pelo belo texto, emocionante mesmo, poesia e cidadania juntas.
    Parabéns Belém pelo aniversário, pelos filhos do quilate do dr. Waldir e por ser tão linda e acolhedora. Saudades.
    Malu

    • Querida amiga, obrigado pelas palavras de incentivo. Belém espera teu retorno. Volte!!!!!! Bjos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: