Saúde em risco – artigo de Jorge Darze
04/01/2010 às 12:06 | Publicado em Saúde | Deixe um comentárioTags: gestão, Jorge Darze, médicos, Saúde, UPA´s
O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, Jorge Darze, publica hoje, em O Globo, artigo abordando a gestão das UPA´s do Rio de Janeiro:
“No apagar das luzes de 2009, a Secretaria de Saúde do Estado do Rio lançou um novo pregão eletrônico para contratar mão de obra terceirizada e mudar a gestão das UPAs e demais unidades de saúde do Rio. Sob o argumento de que a administração pública é ineficiente, a solução para a atual crise aponta para a incorporação da “competência” do setor privado e a responsabilização dos servidores públicos, como se eles tivessem o poder de mando de quem está no Executivo.
A maioria desses servidores não tem qualquer influência no processo decisório. Ora, se o administrador não se sente competente, por que não renuncia ao cargo e se convocam novas eleições, abrindo espaço para pessoas com capacidade para tal? Hoje, 50% dos 10.807 médicos da rede estadual são compostos por mão de obra precária e a evasão resulta da falta de estímulo, diante de salários aviltantes e congelados há mais de 13 anos.
O modelo proposto, que viola a Constituição, repete medidas fracassadas adotadas por outras gestões. O lado bom para o governo é a manutenção do congelamento dos salários dos estatutários e aposentados e o pagamento de salários maiores para não concursados terceirizados (…)”. Continua: Saúde em risco – Jorge Darze 04 jan 2010
Fonte: Jornal O Globo
Deixe um comentário »
Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.
Deixe um comentário