TCM-CE cria rede social anti-corrupção

16/12/2009 às 0:05 | Publicado em Cidadania | Deixe um comentário
Tags: , , ,

A rede social Da Sua Conta teve origem no curso Controle Social das Contas Públicas, promovido pelo TCM-CE e Fundação Demócrito Rocha durante o ano de 2009. Para a surpresa dos organizadores, mais de 34 mil pessoas em todo o Brasil participaram, embora os fascículos estivessem encartados apenas num jornal cearense de grande circulação. Este fato chamou a atenção de todos os envolvidos, deixando claro que a população tem carência de informações sobre o acompanhamento dos gastos públicos, sobre a função dos órgãos fiscalizadores e de seus direitos como cidadãos. Com a mobilização de um grupo de alunos do curso, surgiram várias iniciativas em sites e redes sociais, tais como o Orkut e o Ning. Vendo este movimento, o TCM-CE decidiu criar a rede social Da Sua Conta.

Esta rede tem como objetivo promover uma discussão ampla e apartidária com a sociedade sobre os gastos públicos em âmbito local e nacional, servindo como plataforma para desenvolver no cidadão o hábito de acompanhamento de despesas dos governos municipais, estaduais e federal. Visa, acima de tudo, criar a consciência de que qualquer pessoa pode ser um fiscal das contas públicas e ensinar como acompanhar os rumos do dinheiro que é arrecadado através do pagamento de impostos, que deve ser revertido em prol do bem estar social.

Neste sentido, a rede social Da Sua Conta acredita que todo cidadão tem o direito e o dever de checar, questionar e duvidar do rumo do dinheiro arrecadado através dos impostos, tanto para estimular o envio de denúncias de corrupção, quanto para gerar esclarecimentos a quem ainda não tem familiaridade com o tema. O envolvimento de cada cidadão neste processo é fundamental para que os governantes eleitos e os funcionários públicos trabalhem para o bem comum e dêem satisfação de suas ações.

Fonte: Da Sua Conta (acesse e participe)

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: