Como está a saúde do homem?

09/11/2009 às 0:05 | Publicado em Saúde | 2 Comentários
Tags: , , ,

Recebi da companheira Eunice Guedes, destacada liderança da luta em defesa dos direitos das mulheres, interessante material sobre a saúde da população masculina. Os homens, geralmente, pouco nos preocupamos com a saúde. Historicamente, as campanhas de prevenção sempre focaram as mulheres, atitude perfeitamente justificada. Nos últimos tempos o Ministério da Saúde tem desenvolvido políticas específicas para a saúde do homem, o que é louvável. O material produzido pelo Ministério da Saúde traz uma avaliação atual da situação da populaçao masculina.
Obrigado Eunice! Você demonstra, mais uma vez, que além de lutadora pelo direito das mulheres, tem compromisso com a saúde, independente de gênero. Nós homens e militantes da reforma sanitária ficamos sensibilizados e lhe admiramos e respeitamos cada vez mais.
Leiam o material:

Diagnóstico da saúde da população masculina

A cada 3 pessoas que morrem no Brasil, 2 são homens. A cada 5 pessoas que morrem de 20 a 30 anos, 4 são homens

De acordo com a publicação Saúde Brasil 2007, os homens correspondem por quase 60% das mortes no país. Das 1.003.350 mortes ocorridas em 2005, 582.311 foram de pessoas do sexo masculino – 57,8% do total. Assim, a cada três pessoas que morrem, duas são homens, aproximadamente. A principal causa de mortes dos homens (veja tabela) foram as Doenças Isquêmicas do Coração, entre elas o infarto agudo do miocárdio. Ao todo, 49.128 homens faleceram por esse motivo. As doenças cerebrovasculares foram a segunda causa de morte para os homens, com 45.180 óbitos. Na sequência, estão os homicídios – 43.665. O padrão de ocorrência de mais mortes de homens do que de mulheres repete-se em todas as regiões.
Continua: Diagnóstico da saúde masculina nov 2009

Fonte: Ministério da Saúde

Anúncios

2 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. FRANCAMENTE É HORA DA SAÚDE MASCULINA SER LEVADA MAIS A SÉRIO,POIS DIANTE DOS DADOS ALARMANTES QUE VEMOS SOBRE ESTA QUESTÃO ALGUMA POLÍTICA ESPESIFICA DEVE SER PENSADA EM CARATER DE URGENCIA.

    • Com certeza. Felizmente o MS já deu o ponta pé inicial.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: