A VERDADE SOBRE A “LEI DO ATO MÉDICO”

05/11/2009 às 14:12 | Publicado em Movimento médico, Saúde | 4 Comentários

Alguns profissionais que trabalham na área de saúde mostram-se inconformados com a aprovação da Lei da Medicina. Dizem que, a partir de agora, só poderão exercer suas atividades se estiverem “subordinados” aos médicos. Isto não é verdade, porque os parágrafos 6 e 7 do art. 4º da nova Lei GARANTE o RESPEITO às atividades dos outros 13 profissionais de saúde, desde que previstas em suas respectivas leis. Vejamos o que dizem estes parágrafos:
A VERDADE SOBRE A LEI DO ATO MÉDICO

Fonte: Comissão Nacional em Defesa do ATO MÉDICO

Anúncios

4 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Waldir,

    Primeiramente, como Médico recém-formado e preocupado com nosso futuro profissional e dos pacientes deste Brasil, fico feliz em adicioná-lo em meus “favoritos”, pois a classe médica ainda dispõe de poucos sítios de informação direcionada ao assunto médico.

    Esta campanha vil que as demais profissões estão fazendo contra o Ato Médico já se mostrou um total desrespeito para com a população brasileira, os médicos e a equipe multidisciplinar que eles dizem defender.

    Todas as prerrogativas das demais profissões foram preservadas, inclusive com citações explícitas no texto da NOSSA Lei, coisa que duvido haver nas deles.

    Isto foi reconhecido pela sociedade brasileira, que comemorou a aprovação do Ato Médico, foi reconhecido pelos Deputados Federais e sem dúvidas será legitimado pelo Senado Federal, pois este mesmo órgão aprovou o PLS – 25, muito mais generalista e sem as concessões feitas pelos Médicos na Câmara.

    Gostaria de ler sua opinião a respeito da declaração do Presidente Lula na abertura do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, quando ele versou sobre o Ato Médico. Sintetizando, ele disse que está se interessando pelo assunto e quer discutir com o nosso Ministro Temporão, pois quer tomar cuidado para não privilegiar o que ele chamou de “interesses corporativos”. Abaixo segue o link para ouvir na íntegra.

    http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2009/11/03/ouca_a_integra_do_discurso_de_lula_para_profissionais_da_saude_em_olinda_56921.php

    Após aprovação no Senado, o Projeto irá pra sansão do Presidente. neste momento, caro Dr. Waldir, teremos o que temer?

    Grande Abraço,

    Hugo Veiga
    Médico de Pernambuco

    • Hugo, obrigado pela confiança. Sou diretor da FENAM e do Sindicato dos Médicos do Pará e tenho me esforçado para divulgar o trabalho destas entidades e de todo o movimento sindical.
      Quanto a atitude de Lula, penso que dificilmente ele vetará o projeto aprovado. O Ministério da Saúde acompanhou e participou de toda a discussão do projeto ao longo destes 7 anos. Teve conhecimento de todas as negociações e entendimentos com as demais categorias da saúde. Nunca um projeto de regulamentação de profissão da área de saúde foi tão discutido e o único em que outras profissões tenham participado.
      Creio que não teremos surpresas. Todavia, precisamos estar vigilantes. Aqueles contrários a regulamentação, certamente, vão se movimentar em busca do veto presidencial.

  2. Na minha leiga opnião o plantão médico deve ser como um time de futebol. Equipe formada com profissionais sincronizados e disciplinados. Um lider, um consultor médico, um chefe de enfermagem, e outros profissionais em quantidade a rigor de um atendimento condizernte com o respeito ao ser humano.

    Não sou médico mas já fui paciente… Várias vezes.

    Abraços Dókitôr.

    • Valeu camarada.´Deve ser assim mesmo. Tudo para benefício dos pacientes. Forte abraço.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: