Quem foi quem na votação do Ato Médico

26/10/2009 às 0:25 | Publicado em Movimento médico, Política | 6 Comentários
Tags: , ,

Após 7 anos de tramitação foi aprovada, na Câmara dos Deputados, a lei que regulamenta o exercício da medicina no Brasil. O debate foi intenso porque as demais profissões, que tem atuação na saúde, colocaram-se contra o projeto. Esta postura obrigou as entidades médicas a intenso trabalho político envolvendo, de um lado negociação com estes nossos companheiros de equipe de saúde, e de outro, corpo a corpo com Deputados e Senadores.
Ao fim e ao cabo não conseguimos convencer todas as profissões. Algumas ficaram até o final contra nós, particularmente os Biomédicos que queriam compartilhar conosco o diagnóstico citopatológico.
Os protagonistas da vitória foram os Deputados Ronaldo Caiado e Eleuses Paiva. Os dois do Democratas. Caiado, ex-candidato a presidente da república, notório líder dos ruralistas, mas um dos mais combativos defensores da aprovação do projeto. Colocou todo seu prestígio político e influência na Câmara a serviço da nossa causa. Eleuses Paiva é ex-presidente da AMB e foi peça fundamental na articulação para que o projeto fosse a plenário.
Mas, quem foi quem na votação do PL? Como se portaram as bancadas dos diversos partidos na Câmara? Para tirar a dúvida analisei a votação Sim e Não de algumas delas. Tire você a conclusão de como os PARTIDOS se portaram:
PMDB……………..56 Sim 07 Não
DEMOCRATAS…37 Sim 02 Não
PT……………………23 Sim 29 Não
PSDB…………….27 Sim 11 Não
PC do B…………00 Sim 08 Não
PSB……………..15 Sim 09 Não
PDT……………..15 Sim 01 Não
PPS……………..06 Sim 02 Não
PP……………….26 Sim 02 Não
PSOL…………..00 Sim 03 Não
PR………………..27 Sim 03 Não
PTB……………..12 Sim 05 Não
PV………………04 Sim 07 Não
PMN…………….04 Sim 00 Não
PSC…………….11 Sim 01 Não
PRB…………….02 Sim 00 Não
PT do B………..00 Sim 01 Não
PTC…………….00 Sim 01 Não
TOTAL………..265 Sim 91 Não TOTAL 366 (Somente Sim e Não)

OBS1: Há diferença de pois o resultado oficial da votação foi 269 SIM, 92 NÃO, 6 ABSTENÇÃO 1 OBSTRUÇÃO E 1 Art. 17 (Michel Tamer). Desconsiderei Abstenções e Obstrução, e mesmo assim, perdi 4 votos.
OBS2: A votação refere-se ao DVS, Destaque para Votação em Separado, proposto pelo PSDB para definir se a Citopatologia seria ato privativo do médico. O restante do projeto foi votado pela orientação das lideranças partidárias. Neste caso apenas o PSOL orientou NÃO. PSDB e PC do B liberaram a bancada. Os demais lideres orientaram pelo SIM.
OBS3 – Amanhã apresento algumas curiosidades da votação.

Anúncios

6 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Excelente. Tapou a boca de muita gente que já queria tirar vantagem para seu partido.

  2. O Projeto de Lei foi aprovado pro UNANIMIDADE em votação simbólica, na sessão extraordinária de 21/10.

    Não houve votação nominal para a íntegra do texto.

    A votação de um único DVS, relativo à retirada da expressão “citopatológico” do Substitutivo aprovado não pode servir de padrão para análise do comportamento das bancadas partidárias.

    O Projeto volta para análise do Senado Federal porque foi modificado pela Câmara. Lá o Senado não pode mais fazer modificações. Ou aprova seu próprio texto ou aprova o texto que saiu da Câmara. Não cabem mais mudanças de mérito, só de redação formal.

    • Catia, no post fiz esta observação. Reproduzo abaixo:
      “OBS2: A votação refere-se ao DVS, Destaque para Votação em Separado, proposto pelo PSDB para definir se a Citopatologia seria ato privativo do médico. O restante do projeto foi votado pela orientação das lideranças partidárias. Neste caso apenas o PSOL orientou NÃO. PSDB e PC do B liberaram a bancada. Os demais lideres orientaram pelo SIM.”

  3. Parabéns aos deputados do PSOL por enxergarem a VERDADE. Meu voto já está quase definido e espero que as pessoas que lerem esse post saibam sobre o ato médico e como essa bancada acertou em dizer NÃO.

  4. Parabéns àqueles que votaram contra os médicos darem o veredicto para depois os demais profissionais de saúde atuarem. Gostaria de ver se os médicos sabem dosagens de medicamentos para todasas espécies de animais. se o citopatológico de todos os animais eles saberiam fazer (lembrando que as células dos animais variam em forma, tamanho, cor entre outros detalhes.

    • Jéssica, obrigado por nos dar a oportunidade de esclarecer: o projeto não interfere no trabalho das demais categorias e obriga os gestores a garantir médicos na atenção saúde. Essa é a verdade. Basta conferir o texto do projeto aprovado.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: