O CFM luta pelos médicos – um tiro no pé

12/10/2009 às 0:30 | Publicado em Movimento médico | Deixe um comentário
Tags: , ,

Semana passada assisti no intervalo do Bom Dia Brasil, programa jornalístico da rede Globo, propaganda do Conselho Federal de Medicina (CFM). A peça publicitária, muito bem produzida, demonstra, cabalmente, que o CFM luta pelos médicos brasileiros.
É inegável que nosso egrégio Conselho tem atuado de maneira decidida em defesa dos interesses dos médicos brasileiros. Ocorre que sua função precípua não é esta.
A Lei 3.268 de 30 de setembro de 1957 que criou o criou é clara no seu Art . 2º: “O conselho Federal e os Conselhos Regionais de Medicina são os órgãos supervisores da ética profissional em tôda a República e ao mesmo tempo, julgadores e disciplinadores da classe médica, cabendo-lhes zelar e trabalhar por todos os meios ao seu alcance, pelo perfeito desempenho ético da medicina e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exerçam legalmente.”
Como são órgãos autárquicos formados por médicos, em geral, a população – e a mídia – sempre desconfiam do resultado de seus julgamentos. A desconfiança é infundada como demonstram os números apresentados pelos CRM´s de todo o país.
Ora, no momento em que nosso órgão máximo de julgamento ético afirma, publicamente, que defende os médicos, é lícito supor que tem dificuldade em puní-los.
A campanha, justa pelo trabalho que desenvolve nosso Conselho Federal, pode representar um tiro no pé.
Qualquer juíz pode passar a desconfiar dos julgamentos realizados naquela corte. O governo federal, que discretamente planeja o fim dos Conselhos profissionais, passa a ter certeza que esta medida tem que ser tomada.
O CFM defende os médicos quando luta pelo PCCV, pelo Salário Mínimo Profissional, pela regulamentação da profissão, pela remuneração digna na saúde suplementar, contra a abertura indiscriminada de escolas médica e tantas outras lutas ombreando-se com a FENAM e a AMB. Os médicos sabem disso. Não precisava passar isso para o público externo. Um tiro no pé, repito, de consequências imprevisíveis.

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: