Situação precária no HPSM da 14

07/10/2009 às 11:20 | Publicado em Política, Saúde | 2 Comentários
Tags: , , , ,

No dia 29 de setembro participei da vistoria realizada pelo Sindicato dos Médicos do Pará nas instalações do Hospital do Pronto Socorro Municipal localizado na tv. 14 de março e batizado de Mario Pinotti.
Aliás poucos sabem quem foi Mario Pinotti. Mário Pinotti nasceu em Brotas (SP) em 1894. Formou-se em 1914 pela Escola de Farmácia de Ouro Preto (MG) e em 1918 pela Faculdade Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro. Sanitarista, iniciou sua carreira 1919, tornando-se inspetor sanitário rural do Departamento Nacional de Saúde Pública. Trabalhou na campanha contra a febre amarela de 1928 a 1931. Em 1936, durante a gestão de Gustavo Capanema no Ministério da Educação e Saúde, foi nomeado diretor-assistente do Serviço Nacional de Febre Amarela, e em 1937 passou a inspetor dos Serviços Especiais do Departamento Nacional de Saúde. Durante o Estado Novo, entre 1938 e 1941, foi diretor-geral do Departamento de Saúde do estado do Rio de Janeiro. Nomeado em 1941 diretor do Serviço Nacional de Peste, assumiu no ano seguinte a direção do Serviço Nacional de Malária, onde permaneceria até 1954. Em 1945 tornou-se também diretor do Departamento Nacional de Saúde. Durante o segundo governo de Getúlio Vargas, foi nomeado pelo presidente para o Ministério da Saúde (Fonte: http://www.cpdoc.fgv.br).
Bem, os restos do emérito Mario Pinotti devem estar recebendo vibrações negativas ou revolvendo-se no túmulo pois as condições em que se encontra a unidade de saúde que leva seu nunca estiveram piores. Eu, pessoalmente, nunca vi o nosso velho HPSM em situação tão precária.
Banheiros entupidos, paredes com infiltrações, com a pintura descascada, mofo, ar condicionados quebrados e, portanto, calor infernal nas enfermarias. Pouquíssimos aparelhos para verificar a pressão arterial dos pacientes. Falta generalizada de… termômetros. Vocês podem imaginar um prointo socorro sem termômetros? Com frequência falta soro fisiológico. O Centro Cirúrgico está com suas salas funcionando precariamente, pinças, tesouras e demais instrumentais gastos pelo uso. Na UTI Pediátrica apenas três leitos em operação. A escala de médicos intensivistas deste setor com varios “buracos”. Ou seja, em determinados horários não há médico de plantão na UTI pediátrica. Atenção, na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Eu escrevi Terapia Intensiva. E infantil. Na escala do mês de setembro, afixada no quadro de avisos, vimos que determinado dia, durante 24 horas não havia médicos na escala de plantão. Na UTI adulto apenas três leitos em operação. Não existe climatização e uma janela estava aberta na hora da visita. Uma UTI com janela aberta! Há goteiras na referida UTI. Goteiras… Para o mês de outubro praticamente não há médicos escalados para o setor de triagem do hospital.
Uma obra se arrasta há mais de 4 anos ao lado do prédio e as promessas de conclusão são muitas. A prefeitura também promete inaugurar um hospital de retaguarda com 60 leitos no prédio do antigo Palacete Faciola, na Almirante Barroso. Em maio, alardeou que seria no dia 03 de agosto. Nada. Agora prometem para novembro. Promessas e mais promessas. E só.
O novo Secretário, Dr. Antonio Vinagre está no cargo há exatemente seis meses. Tomou posse no dia 01 de abril (de verdade). Até agora esta devendo. O percebo visivelmente ansioso nas vezes que tenho oportunidade de vê-lo pessoalmente. Nós também estamos ansiosos. Eu, pessoalmente, depositei muita expectativa na sua atuação. O sexto secretário de Duciomar em quatro anos e quatro meses de mandado. Administrativamente experiente, conhecedor da política de saúde, vereador e do mesmo partido do prefeito. Existe combinação melhor? Infelizmente ainda não mostrou resultados, passados cento e oitenta e poucos dias no cargo.
Bem, o SINDMEPA está elaborando um relatório circunstanciado para entregar as autoridades públicas e à imprensa para conhecimento da população. Pediremos providências. Mais uma vez. Assim que for concluido e passado para a imprensa publico no Blog. Aguardem.

Anúncios

2 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Waldir,

    Quero depois agendar contigo uma hora pra falar de um drama que vivi recentemente, quando uma moça que morava em casa precisou de atendimento medico, foi uma via crucis e chegou a falecer no dia 03/09, pra teres ideia a mesma ficou uma semana no corredor do PSM do Guamá e no dia que foi transferida para o barros Barreto faleceu. Na época fiquei tão desorientada que nem pensei em procura-lo. Foi uma triste historia e quero denunciar o descaso, para escrever aqui, talvez não consiga explicitar os detalhes. Aguardo um retorno teu com uma data para convesarmos. Abraços
    Dulce

    • Dulce, estarei no fim de semana em Belém. Podemos conversar na segunda, dia 12. Me ligue, por favor, para combinarmos. Abraços.
      Waldir.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: