Psicóloga receita medicamento no SUS

28/09/2009 às 0:01 | Publicado em Saúde | 6 Comentários
Tags: , , , , ,

Chegou até o Sindicato dos Médicos a prescrição de um medicamento por profissional não habilitado para tal, no caso uma psicóloga. O medicamento, “Valeriana 100mg”, tem registro na ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Aparentemente inóquo, o medicamento fitoterápico tem como base farmacológica a Valeriana officinalis que tem atividade calmante, sedativa, ansiolítica, espasmolítica, relaxante e anti-ulcerogênica. Seu principal efeito é reduzir o tempo de indução do sono. Seus efeitos colaterais mais frequentes ocorrem sobre o sistema nervoso central, mas também pode produzir ofuscamento da vista e convulsões quando usada em dosagem muito elevada. É contra indicada para gestantes.
Doses abusivas ou uso prolongado, podem resultar em: agitação, cefaléia, dispepsias, vertigem, alterações na visão e audição, excitação mental, delírio, reações alérgicas cutâneas, alucinações, torpor, convulsões, morte por parada respiratória; o uso contínuo pode induzir ao chamado “valerianismo”, um estado emocional instável.
O elenco de efeitos colaterais acima certamente não são do conhecimento dos profissionais psicólogos porque estes não tem em seu curriculum a cadeira de farmacologia. Aliás, em geral, o curso está entre aqueles da área de humanas. Desta forma, a meu juízo, caracteriza-se uma atuação profissional no mínimo temerária.
Outro aspecto gravíssimo do caso em tela é que a receita está em papel timbrado do Sistema Único de Saúde, mais especificamente da Secretaria Municipal de Saúde de Belém. Ou seja, esta profissional, provavelmente, trabalha no SUS e no serviço público exorbita de sua competência colocando em risco a saúde do paciente.
Para completar a ópera, a farmácia de manipulação Natural Farma executa a solicitação de profissional não habilitado. Será que os farmaceuticos da empresa desconhecem que a prescrição de medicamentos é atividade privativa do médico?
Talvez por saber que está cometendo uma ilicitude a profissional da psicologia não apôs na receita o nome do paciente e escreveu em cima, a direita, a palavra “sugestão”. Certamente um álibi de defesa a ser usado nos tribunais.
O caso foi remetido à assessoria jurídica do SINDMEPA que irá tomar as medidas legais cabíveis a fim de proteger a saúde dos pacientes e o legítimo interesse dos médicos.
Vejam abaixo a receita escaneada e ao lado literatura sobre o fitoterápico: Valeriana officinalis 1

Receituário Psicóloga set 2009

Anúncios

6 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. É psicólogo receitando remédio, optometrista prescrevendo óculos e lentes de contato, todos querendo exercer ofícios exclusivos dos médicos, sem sê-los. Nosso Brasil que “tolera” o Sarney aceita bem estas discrepâncias. O problema todo vem desde a educação básica da nossa população e uma justiça muito conivente com falcatruas e falsidades de toda a natureza

    • Temos que estar vigilantes sempre em defesa da qualidade da atenção à saúde da população que, constitucionalmente, tem direito à saúde e o estado tem obrigação de prover.

    • ACHO TAO PATETICA ESSE DISCURSO TENTANDO MOSTRATRAR UMA FALÇA PREOCUPAÇAO COM A SAUDE MAIS O VERDADEIRO INTERESSE MESMO E RESERVA DE MERCADO E SAUDE NAO E MEDICINA E MEDICINAO NAO E SAUDE

  2. Embora esta não seja a regra geral, universidades como a UFRJ Universidade Federaql do Rio de Janeiro) possuem no currículo da faculdade de psicologia diversas aulas que promovem a formação na área de saúde, incluindo Anatomia, Neuroanatomia, Genética, Embriologia, Histologia, Fisiologia, Biologia etc.

  3. ??

  4. Eu ia fazer um comentário mas o Ronivon disse tudo.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: