Crise na saúde em Belém (março 2009)

21/03/2009 às 14:32 | Publicado em Saúde | Deixe um comentário

A TV RECORD, baseada no relatório produzido pelos auditores fiscais do Ministério da Saúde, exibiu matéria informando que, dos 998 bens que o Ministério da Saúde repassou para a Secretaria Municipal de Saúde de Belém há pelo menos 3 anos, 422 desapareceram das unidades para as quais foram destinadas, num prejuízo aos cofres públicos de cerca de 900 mil reais. Do HPSM da 14 desapareceram o ultrassonógrafo e o equipamento de hemodiálise; Da UMS marambaia tomou sumiço o equipamento para oftalmologia; de unidades do distrito do mosqueiro foram os computadores que evadiram-se por encanto.
Círia Pimentel, companheira do PPS, pesquisou no DATASUS e me mandou excelente quadro detalhando os recursos que foram enviados para Belém entre 2004 e 2008. Não consegui incluir no post. Veja aqui: Recursos financeiros para Belém 2004 – 2008

Percebam que somente para a atenção básica (ou primária) os recursos remetidos pelo Ministério da Saúde para Belém, saltaram de R$ 22.470.795,74 em 2004 para R$ 36.000.185,00. Um aumento de cerca de 60% em cinco anos.
O déficit de médicos na rede de saúde em Belém passou de 300 em 2004 para cerca de 500 médicos em 2008. Isto denota, concretamente, que a assistência médica no município piorou de forma dramática.
Muitas e muitas perguntas podem ser formuladas. Se o recurso para a Estratégia Saúde da Família teve um aumento de mais de 100% porque o número de equipes funcionando diminuiu? Se o recurso total aumentou em 60% em cinco anos porque aumentou o déficit de profissionais médicos? Onde estão os 442 equipamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde? Onde estão sendo aplicados os milhões recebidos pela Prefeitura para investimento na saúde?
A resposta a estas perguntas e a tantas outras poderiam ser obtidas se a CPI da Saúde for instalada na Câmara Municipal de Belém. É hora do Judiciário do Pará dar sua contribuição para a saúde de Belém. Derrubar o exdrúxulo parecer que embasou o arquivamento da CPI e obrigar a Presidência da Câmara Municipal de Belém a instalar a CPI. É o que a sociedade espera. É o que vai acontecer?

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: