Vindita ou inveja?

14/07/2008 às 14:30 | Publicado em Uncategorized | 3 Comentários

Não foram só os bebês as vítimas da incúria da direção da Santa Casa e do governo estadual. Eunice Begot, nutricionista que por muitos anos coordenou o Banco de leite da Santa Casa foi, inexplicavelmente, exonerada da direção do setor na semana passada. Inexplicavelmente até porque ela só soube da exoneração pelo Diário Oficial, em ato asssinado pela Dra. Silvia Cumaru, Presidente Interina da Fundação. Como a direção do órgão não teve a dignidade de chamar a servidora para comunicar as razões da exoneração só nos cabe especular.

Eunice Begot e um grupo de nutricionistas trouxe para Belém a realização do X Encontro Nacional de Aleitamento Materno (ENAM). Em outubro de 2006, um grupo de voluntários começou a trabalhar pela relização do evento apoiados por algumas instituições como a própria Fundação Santa Casa, o Conselho Regional de Nutricionistas e o Sindicato dos Médicos do Pará. Com a mudança de governo, em janeiro de 2007, a Santa Casa deixa de ter participação ativa. O grupo insiste, funda a Associação Amigos da Amamentação (AMAMEN), angaria novos apoiadores, como o Instituto Criança Vida e a Mendes Publicidade e leva o trabalho adiante. Já em 2008, obtivemos o efetivo apoio do Governo Estadual através de entendimentos mantidos diretamente com a Casa Civil. O evento foi um sucesso de público e de conteúdo. A governadora, inclusive, participou do “Mil mães amamentando às margens da Baia do Guajará” (foram 1600), atividade que antecedeu a abertura do Encontro. A exoneração terá então sido um “acerto de contas” entre aqueles integrantes do governo que não tiveram a visão política acerca da importância e visibilidade que o evento traria (e trouxe) para o Pará e para o governo da Ana Julia e a Presidente do X ENAM e da AMAMEN? Ou o “acerto de contas” foi indireto, para atingir o Sindicato dos Médicos por manter postura independente e ter publicizado as denúncias dos médicos sobre a atual situação do hospital?

Considerando que Eunice é referência nacional em Aleitamento Materno, participa há anos de todas as iniciativas para difusão da prática da Amamentação e para a ampliação da rede de bancos de leite no estado e na região Norte, coordenou os esforços da Direção da Santa casa para tornar o seu Banco de Leite padrão de qualidade e que contribuiu para que a Santa Casa, no governo passado, fosse reconhecida por todos pela qualidade dos seus serviços, a exoneração pode ter sido, simplesmente, fruto de comezinho ciúme do sucesso profissional de Eunice.

Para além das especulações o fato concreto é que Eunice goza do respeito, admiração e carinho de todos aqueles que têm o privilégio da sua convivência seja pessoal seja profissional. Eunice transpira tranquilidade, tem retidão de caráter e princípios que a colocam num patamar diferenciado mesmo dentre verdadeiros cidadãos. Faço aqui singelo ato de desabravo a ela, a quem aprendi a admirar, por sua postura altaneira e profissional. Comungamos de visão de mundo muito semelhantes. Tenho certeza que Eunice continuará contribuindo para melhorar a saúde de nossa população.

Anúncios

3 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Nossa, que absurdo!!! Eu fui ao ENAM e achei muito interessante o evento. Sem dúvida, a Santa Casa fazia um trabalho muito bonito com o banco de leite. É uma pena que situações absurdas como essa aconteça porque, como sempre, os grandes perdedores serão os pacientes.

  2. Queri amigo
    Obrigado por tanto carinho e reconhecimento!
    Depoimentos como o seu me impulsionam para a continuidade de um trabalho, cujo maior beneficio será para as nossa crianças!!! Foi por elas que chegamos aqui e é por elas que temos que continuar! Conto com vc nesta luta que é de todos!!!!
    Bjs
    Eunice

  3. Terrific writing!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: