O porquê da crise da Santa Casa

10/07/2008 às 12:00 | Publicado em Uncategorized | 5 Comentários

Indubitável que a crise da Santa Casa é fruto da má gestão. Senão vejamos. Quando Helio Franco assumiu a Santa Casa, em 1995, substituiu apenas os cargos estratégicos, mantendo a equipe técnica, o que é natural. Ao longo de sua gestão, foi realizando mudanças na equipe de acordo com a necessidade. Paulo Mota, foi além, manteve praticamente a mesma equipe, inclusive no núcleo estratégico. Certamente, por se tratar de governo do mesmo partido.

No atual governo dois fatores contribuíram para a débâcle. Primeiro o costumeiro desmonte que os governos petistas realizam nas estruturas que assumem. Apesar do primeiro Presidente, Dr. Jorge Ohana ter sido indicado pelo PMDB, a limpeza foi procedida como reza a cultura petista. Além disso (o segundo fator), o Presidente não escolheu sua equipe de trabalho. Estes foram indicados diretamente pela governadora. Há um ano, quando o Dr. Anselmo Bentes assumiu, aconteceu a mesma coisa. Ele assume, mas não lhe é dada autonomia para indicar pessoas de sua confiança. Assim, sem trabalho conjunto e sem comando efetivo, a gestão ruiu. Como será a nova gestão?

Anúncios

5 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Sem dúvida.. nada se sustenta sem equipe estruturada e sem comando. Vamos ver como ficará agora a Santa Casa, resta-nos aguardar?

  2. Colocar as indicações políticas acima da competência parece ser a praxe dos governos e é um dos porquês do subdesenvolvimento do País. Afinal, a mentalidade é pequena também. Mas o que mais espanta é após 60 mortes em 2 meses de recém-nascidos a mudança ser apenas paliativa, com uma troca de gerência, muito provavelmente colocada com o mesmo raciocínio “companheiro” de um partido que sempre disse colocar o povo acima de tudo. Parabéns pelo Blog e pelas idéias, Waldir.

  3. Nestes últimos dias estou com o meu orgulho de médico paraense ferido, devido os recentes acontecimentos na Santa Casa do Pará.
    Eu me orgulho muito de ter me formado na UFPA e ter na minha formação a contribuição, em parte, da Santa Casa do Pará. Hoje, fico muito triste em vê-la nos noticiários nacionais com sua imagem arranhada e, principalmente, isto acontecendo num governo petista.
    Por outro lado, fico muito satisfeito em ratificar, com isto e da pior maneira possível, que eu tinha razão quando eu rejeitava as propostas petistas de falsa austeridade e pseudoética.
    Parabéns, Waldir!

  4. Olá, Waldir, parabens pelo espaço e pela oportunidade de comunicação e expressão, ocasião importante, preciosa…
    Bem, venho acompanhando as informaçães sobre a sequencia de horrores à que a Santa Casa vem sendo submetida e algo me chama a atenção, ou seja, como sou tecnica da Vigilância Sanitaria de SP, me causa certo espanto nunca ter ouvido ou lido nenhuma materia ou citação (eu leio tudo o que é possivel…) da atuação da CCIH da Santa Casa ou da Vigilância Sanitaria de Belem, tanto Estadual como Municipal nas barbaridades que se tem noticia …
    Sei que a interdição total ou parcial de qualquer Setor seria dificil, a população atendida já tão mal, sofreria violentamente com essa determinação, porém algo de serio e efetivo tem de ser concretizado!
    Você, Waldir, tem alguma informação à respeito de alguma atitude tomada pela Vigilancia local? Foram realizadas vistorias no local, alguem tomou alguma providencia?
    Gostaria muito de saber à respeito…
    Se algum visitante de seu blog souber de algo, por favor faça contato, será muito bom, essa informação é importantíssima.
    Meu email: scassiamartinez@terra.com.br
    Grata pela oportunidade, e parebens pela iniciativa!
    Sonia de Cassia Martinez

  5. A SESPA é como um tetraplégico.
    Seus membros não respondem ao comando do cérebro.
    O PT deve tomar uma decisão.
    Ou coloca sua equipe ou deixa a do PMDB.

    Agora, se for pra colocar a companheirada, que seja uma equipe de verdade. Não adiante avermelhar tudo um diretor querer ser mais importante que o outro, como é agora em que ninguém sabe qual é a sua função, ninguém respeita a Secretária, esta não faz questão de falar com os “seus” assessores petistas…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: